sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Laçador - Porto Alegre - RS

O Laçador, monumento que homenageia o gaúcho campeiro, foi definido como 'Símbolo Oficial' da cidade de Porto Alegre em 1992 por lei municipal. Originalmente destinava-se a compor o estante do estado do Rio Grande do Sul na Exposição do IV Centenário de fundação da cidade de São Paulo, realizada em 1954. Após o evento, a escultura seria ofertado à cidade paulista, mas, devido ao clamor popular, foi instalada em Porto Alegre no dia 20 de setembro de 1958 no Largo do Bombeiro. Aliás, é bom que se diga que o nome original da escultura é "O Bombeiro", que no dialeto pampeano significa atalaia, vigia, aquele que fica "bombeando" os campos para mante-los seguros. Dai a postura de quem mira o horizonte, imortalizada por Antônio Caringi, autor da obra. Paixão Côrtes, já naquela época estudioso das tradições gaúchas, serviu de modelo.

Atualmente está situada no Sítio do Laçador, uma praça especialmente criada para recebe-la.

Monumento ao Laçador, símbolo de Porto Alegre


20 de setembro marca o início da Revolução Farroupilha e é considerada a data máxima do povo gaúcho. Neste dia, são homenageados aqueles que deram sua vida na construção da identidade gaúcha!


Onde fica


Avenida dos Estados, próximo ao número 747 (quase em frente ao Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário