sábado, 18 de janeiro de 2014

A Vovó do Morey - Imbé - RS

O Bodyboard, ou Morey Buggy como também é conhecido, é uma modalidade esportiva na  qual o praticante desce a onda deitado, de joelhos ou, mais raramente, de pé sobre uma pequena prancha. Teve origem no Hawaii e era praticado apenas pelos nativos, até ser descoberto por Tom Morey na década de 70. Engenheiro químico e surfista, Tom juntou suas habilidades para criar uma prancha feita com espuma de polietileno para substituir as pranchas rústicas de madeira utilizadas até então.

Na década de 80 o esporte tornou-se muito popular no Brasil e era praticado quase que exclusivamente pelo público feminino. Foi nesta época que D. Carmen descobriu o esporte.

Hoje com 70 e alguns anos, ela é conhecida como a Vovó do Morey e se orgulha de continuar pegando onda com a "gurizada". É bastante conhecida na praia de Santa Terezinha por sua disposição, bom humor e pela prancha que costuma carregar. Em dias de sol e mar agitado é fácil encontrá-la na água divertindo-se e curtindo a companhia dos netos.

D. Carmen, fazendo o quê mais gosta.

D. Carmen faz questão de dizer que adora o litoral gaúcho e não o troca por lugar algum. E quando perguntada se não tem medo do mar ela responde que tem que tomar cuidado com o o "repuxo", meu filho! Para quem não sabe, repuxo é o recuo da água do mar, perigoso por arrastar banhistas para o fundo.


O exemplo de D. Carmen tem atraído novas gerações à prática do esporte.

Praticar o morey ajuda a encarar a vida.
Segundo ela, enquanto tiver forças vai continuar praticando o morey. Prática e otimista, acrescenta com um sorriso: "depois a gente vê. Pra que se preocupar com isto agora?" Pelo visto a Vovó do Morey vai formar mais algumas gerações antes de pendurar a prancha ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário