domingo, 2 de fevereiro de 2014

Flores para Iemanjá - Rio de Janeiro - RJ

Hoje é dia da Rainha do Mar, Iemanjá. É o dia dedicado aquela que é o Orixá feminino mais popular do Brasil, mãe da maior parte dos Orixás e reverenciada como a grande protetora dos lares e da família.

Para esta comemoração ser em grande estilo, nada melhor que uma festa com muita música, alegria e oferendas para a homenageada. E foi assim que o Afoxé Filhos de Gandhi, mais uma vez, arrastou uma multidão para as águas da Baia de Guanabara na 49ª edição do Presente de Yemanjá.

A procissão na chegada à Praça XV, com muito axé e alegria.
O toque dos atabaques puxava os pontos em homenagem a Iemanjá.
Este ano uma procissão vinda do centro da cidade veio anunciando o evento até chegar na Praça XV, na estação das barcas, onde uma embarcação com capacidade para 1.200 passageiros foi colocada a disposição do Afoxé pela concessionária CCR Barcas. O embarque era controlado, mas gratuito e teve início por volta das 13h30.

Barca lotou com a presença de tantos que desejavam homenagear Iemanjá.


Muitos capricharam nas oferendas.

Rosas brancas para homenagear a Rainha do Mar.

O trajeto consistiu numa ida à praia de Icaraí, em Niterói, com uma rápida parada para que as oferendas fossem jogadas ao mar. O percurso foi animado por rodas de samba e de capoeira, que fizeram as saias rodar pelos corredores estreitos da embarcação.

Para as crianças, a comemoração foi também um passeio pela Baía da Guanabara.

O Balaio foi transportado separadamente numa lancha.

Devoção e emoção na hora de entregar a oferenda.
Após o trajeto fluvial o Afoxé Filhos de Gandhi deu continuidade aos festejos no Largo de São Francisco da Prainha com a distribução de uma peixada aos presentes. Também estão previstas diversas apresentações de ritmos afros, feira de artesanato e muito mais.

Pedro Paulo, de turbante, integrante do Afoxé Filhos de Gandhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário