terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MAST - Rio de Janeiro - RJ

O Observatório Nacional foi criado por D. Pedro I em 1827 e, originalmente, situava-se no Morro do Castelo. Com o desmonte do morro, o Observatório transferiu-se para o Morro de São Januário, no Bairro Imperial de São Cristóvão em 1921.

Fachada do prédio do Observatório Nacional.
Para preservar a memória e os acervos desta importante instituição nacional, em 1985 foi criado o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. Assim, o recém criado museu passou a ocupar o prédio e o campus do Observatório, assumindo a guarda de todo seu patrimônio cultural e histórico, bem como das instalações, das cúpulas e dos pavilhões das lunetas.
Cúpulas com lunetas e outros equipamentos instalados nos jardins do MAST.
Hoje o MAST oferece à população a oportunidade de acompanhar a evolução da astronomia através de um riquíssimo acervo constituído por instrumentos científicos e de comunicação, câmeras fotográficas, mobiliário e obras de arte. Nesta coleção vale destacar a presença da barra de platina que era utilizada como padrão do sistema métrico e uma luneta que era de uso de D. Pedro II. Também merece destaque o trabalho realizado pelo Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos - LAMET, responsável pela conservação e restauração dos objetos do acervo de acordo com as especificações constantes em seus manuais técnicos, os quais encontram-se preservados na instituição.

A observação do céu é aberta ao público.
Com programação variada, que inclui exposições itinerantes, visitas orientadas, jogos educativos, entre outros, o MAST vem cumprindo seu principal objetivo de preservar e divulgar a história da ciência no Brasil. Dentre estas atividades a mais tradicional é sem dúvida a observação do céu através das lunetas e telescópios espalhados pelo campus do MAST. O evento ocorre sempre às quartas-feira e sábados a noite e a entrada é gratuita.


Museu de Astronomia e Ciências Afins

Endereço: Rua General Bruce, 586 - São Cristovao, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3514-5200
Website: http://www.mast.br/
Ingresso; Entrada franca
Horário:
  • Biblioteca: segunda a sexta, 9h às 17h;
  • Arquivo de História da Ciência: segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 17h;
  • Observatório: terça, quinta e sexta, 9h às 17h; quarta, 9h às 21h; sábado, 14h às 21h; domingo e feriado, 14h às 18h .

Nenhum comentário:

Postar um comentário