domingo, 23 de março de 2014

Travessa do Comércio - Rio de Janeiro - RJ

A chuva que finalmente resolveu voltar ao Rio neste domingo - e de quebra dando uma atenuada no calor! - me fez lembrar desta foto que tirei da Travessa do Comércio num sábado também chuvoso em agosto de 2009.

Travessa do Comércio, centro do Rio de Janeiro.

Recém chegado ao Rio, saia gastando sola a esmo, esquadrinhando os espaços e conhecendo a cada vez um pouco mais desta Cidade Maravilhosa.

Esta parte do centro preserva muito de como era o Rio Antigo, com seu calçamento de pedra e os sobrados antigos. A Travessa do Comércio tem uma longa história, sendo que os primeiros registros são de 1730 e dão conta que o local era de "má fama", frequentado por mascates, prostitutas e bandidos.

Já no século XX sua reputação melhorou consideravelmente e hoje a travessa é conhecida por ter sido o endereço onde foi descoberta a Pequena Notável Carmen Miranda. No sobrado de n° 13 funcionou a pensão e residência de D.Maria, mãe das cantoras Carmen e Aurora Miranda. O local era frequentado por diversos radialistas que perceberam o talento da cachopa e a conduziram para a vida artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário