sexta-feira, 4 de abril de 2014

Enseada de Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Outra dica interessante para quem visita o Rio é conhecer a Enseada de Botafogo, onde é possível apreciar uma das mais belas vistas da cidade, com os morros do Pão de Açucar e da Urca servindo de moldura para a Baia de Guanabara.

Enseada de Botafogo.

Além da paisagem, a enseada abriga também o Iate Clube e a Praia de Botafogo, imprópria para banhos - diga-se de passagem. A orla da praia conta com um calçadão e uma ciclovia interligada ao Aterro do Flamengo e à Praia de Copacabana.

Atravessando as avenidas que cortam a praia é possível encontrar toda a infra-estrutura de uma grande cidade, com diversos restaurantes, bares, lojas e cinemas. É aqui que fica o Botafogo Praia Shopping, que possui uma cobertura com mirante do qual é possível ter uma visão privilegiada da enseada e que serve de ponto de referência para quem vem de ônibus. Para não errar o ponto, basta pedir para descer no Shopping!

Por que Botafogo?


Por ocasião da fundação da cidade foram doadas diversas sesmarias em torno da Baia de Guanabara, sendo que uma delas coube à João de Souza Pereira Botafogo, cujo nome acabou por designiar a enseada, a praia e o bairro que veio a se formar nos séculos seguintes.

No início do século XX a região recebeu um grande impulso graças ao costume da Princesa Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, de passar temporadas em uma chácara localizada na atual esquina da rua Marquês de Abrantes com a praia de Botafogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário