quinta-feira, 3 de abril de 2014

Forte de Copacabana - Rio de Janeiro - RJ

Se você é um dos que vai aproveitar o mega-feriadão de Páscoa para visitar o Rio aqui vai uma dica de passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro: o Forte de Copacabana.

Para começar, o forte fica em Copacabana, que por si só também é um destino obrigatório para quem vem à Cidade Maravilhosa a passeio, sendo possivel fazer um programa tipo dois em um: passear pela praia e conhecer esta fortificação de grande valor histórico, mas que tem muitos outros atrativos a oferecer.

Portão principal do Forte de Copacabana.

Um pouco de história


A origem do forte remonta a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro no século XVIII, devido a necessidade de proteger a cidade contra invasões estrangeiras. No decorrer de sua existência, teve papel importante em diversos episódios históricos, sendo o mais famoso o conhecido como Os 18 do Forte. Foi daqui que partiram, em julho de 1922, os tenentes revoltosos que lutavam contra o sistema oligárquico da República Velha.

Mais recentemente, a guarnição do forte se recusou a participar do Golpe Militar de 1964 e o mesmo foi tomado por uma força de ocupação terrestre. Durante vários anos foi utilizado como prisão para presos políticos.

Em 1987 foi transformado em espaço cultural com a criação do Museu Histórico Militar.

Atrações


O forte possui uma extensa área ao ar livre onde o visitante pode circular livremente. Na Alameda Octávio Correia estão expostas peças de Artilharia de Costa dos séculos XIX e XX. Um pouco mais a frente chega-se as cúpulas dos canhões. A Fortificação possui dois canhões de 305 mm, que poderiam atingir alvos a 23 km de distância, dois canhões de 190 mm e duas torres de canhões de 75 mm.

Cúpula dos canhões.

No Museu Histórico há a exposição permanente O Exército na Formação da Nacionalidade que apresenta a história do Brasil sob a ótica militar, com peças dos períodos colonial, imperial e republicano. Tem também o Salão dos Presidentes Militares e o Gabinete de Curiosidades com uma mostra que reúne porcelanas, medalhas, condecorações, curiosidades e miniaturas, entre outros objetos raros.

Confeitaria Colombo mantém o Café do Forte.
Como ninguém é de ferro, a tradicional Confeitaria Colombo mantém um aprazível café com mesinhas ao ar livre, onde é possível degustar um bom café e curitr a vista privilegiada para a Praia de Copacabana.

E por falar em vista, a partir da cúpula dos canhões tem-se uma bela visão da Pedra do Arpoador e, ao entardecer, os visitantes costumam se reunir ali para apreciar o Por do Sol no Forte de Copacabana.

O Museu conta ainda com espaços para exposições temporárias, uma loja de conveniência e um Auditório.

Parte interna do Forte.

Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana


Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6 / Copacabana - Rio de Janeiro - RJ 
Funcionamento:
  • Fortificação e exposições: de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h;
  • Área externa, cafés e loja: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h.
Ingressos:
  • Adultos: R$ 6,00;
  • Estudantes e maiores de 60 anos: R$ 3,00;
  • Militares das Forças Armadas, maiores de 80 anos, grupos agendados e menores de 10 anos: Isento.
Observações:
  • Forma de pagamento: em dinheiro;
  • Não há estacionamento;
  • Não é permitido fotografar ou filmar no interior do Museu, da Fortificação e do Salão de Exposição Temporária, sem a autorização prévia do MHEx/FC;
  • Não é permitida a entrada em roupas de banho ou sem camisa.

 

Fonte:


Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. Disponível em http://www.fortedecopacabana.com/. Acesso em 03 abr. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário