quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ogunhê! Salve Jorge! - Rio de Janeiro - RJ

Oficialmente, São Sebastião é o Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, mas o coração do povo carioca elegeu São Jorge como seu companheiro nesta missão. As demonstrações de fé e confiança em seu poder são diárias, porém elas se intensificam e transbordam em manifestações públicas no dia 23 de abril de cada ano, data consagrada ao Santo Guerreiro.

Missa campal no Campo de Santana.

As homenagens se extendem por toda cidade, sendo mais intensas no entorno da Praça da República e no Campo de Santana. Aqui fica a Igreja de São Jorge e muito cedo os devotos formam filas para ver a imagem em tamanho natural do santo montado em seu cavalo.

Sincretismo a toda prova


Embora seu título de santo tenha sido cassado em 1969, São Jorge desperta tanta devoção em seus fiéis que a própria Igreja Católica promove celebrações dedicadas a sua memória. Durante os festejos do dia 23 de abril são celebradas missas de hora em hora como forma de atender a todos que acorrem em busca de conforto e proteção.

Para as religiões de matriz africana, São Jorge é Ogum, o orixá guerreiro, também associado ao ferro e a metalurgia. Ogum sempre foi rei e para os adeptos destas religiões nunca perdeu a majestade.

Orientador Espiritual promove limpeza de fiel.

Aliás, é interessante notar que para os devotos o importante é prestar a homenagem que o santo, ou orixá, merece. Durante as celebrações católicas, orientadores espirituais de diferentes correntes religiosas atendiam as pessoas que transitavam entre os credos sem qualquer problema, numa clara demonstração de sincretismo religioso difícil de encontrar em outros lugares.

Fiel ergue ramo de arruda para a Benção dos Objetos, durante missa campal.

Não há dúvida que São Jorge é um santo popular por excelência, adorado e venerado por todos, mas principalmente pelas camadas mais simples da população. E é tocante ver as formas como esta devoção se manifesta em gestos cotidianos, como oferecer cerveja a sua imagem como se oferece a um amigo. Ou estampar num cartaz o sentimento que vai dentro do coração.

Vendedor de lembranças aproveita para dar o seu recado.


Em Abaretiba, nossa página no Facebook, está disponível o álbum de fotos desta festa: São Jorge, o santo popular por excelência.






Nenhum comentário:

Postar um comentário