quarta-feira, 2 de abril de 2014

Santa Rita e Defensor Perpétuo - Paraty - RJ

Ontem, dia 1º de abril, o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM anunciou que dois importantes museus da cidade de Paraty estão recebendo as tão necessárias e esperadas obras de requalificação. São eles o Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santa Rita, e o Museu Forte Defensor Perpétuo, no Morro da Vila Velha.

Igreja de Santa Rita


Em 2012, enquanto gastávamos sola em Paraty, a Igreja de Santa Rita de Cássia, símbolo da cidade, já se encontrava fechada para obras de restauro e tivemos a oportunidade de visitar seu interior rapidamente. A construção data de 1722 e foi levada a cabo pela Irmandade de Santa Rita dos Pardos Libertos. Ainda no século XVIII funcionou como Matriz em substituição à Sé, que se encontrava sem condições de atender aos fiéis devido ao péssimo estado de conservação em que se encontrava. Em 1952 foi tombada como Patrimônio Histórico e na década de 70 passou a abrigar o Museu de Arte Sacra.


Igreja de Santa Rita.

A importância de sua preservação é tanto histórica quanto econômica, uma vez que integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico e está localizada em frente a Baia de Paraty. Deste ponto partem as escunas e saveiros que conduzem milhares de turistas do mundo todo e que, ao retornar, são recebidos pela bela paisagem na qual se destaca sua silhueta. Não por acaso esta é uma das cenas mais fotografadas e que tornaram Paraty conhecida internacionalmente.


Forte Defensor Perpétuo


Jardim do Forte Defensor Perpétuo.
Na mesma época tomamos o caminho do Morro da Vila Velha, também conhecido como de São Roque ou do Pontal, para conhecer o forte que lá existe. A ocupação militar do morro teve início em 1703 com a instalação de uma bateria de 6 peças de artilharia. O nome Defensor Perpétuo é uma homenagem feita ao Imperador D. Pedro I em 1822, época em que as instalações foram reedificadas, após décadas de abandono.

Na ocasião os prédios apresentavam evidentes sinais de desgaste e não havia muito o que ver nas exposições. A julgar pelos relatos recentes de alguns visitantes, esta situação mantém-se inalterada até o momento. Quiçá com as obras de requalificação levadas a cabo pelo IBRAM venha também uma melhoria na parte técnica do museu.

Calendário de Eventos 2014


Este ano a Prefeitura de Paraty lançou com bastante antecedência seu Calendário Oficial de Eventos, importante iniciativa para que turistas, setor público e empresas ligadas ao turismo possam se preparar com antecedência.


Vista do Centro Histórico com calçamento tipo "pé-de-moleque".

Agora em abril ocorrem as celebrações da Semana Santa com missas e procissões que ganham um toque todo especial do cenário de época do Centro Histórico. Em junho os festejos ficam por conta de São João, em julho tem a Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP e em agosto acontece o Festival da Pinga, muito aguardado por todos!

Fonte:

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Obras de requalificação dos museus Ibram em Paraty (RJ) estão adiantadas. Disponível em http://www.museus.gov.br/obras-de-requalificacao-dos-museus-ibram-em-paraty-estao-adiantadas/. Acessado em 02 abr. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário