segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Igreja Matriz e o sexo dos anjos - São Lourenço - MG

A cidade de São Lourenço é muito conhecida pelas propriedades terapêuticas de suas águas minerais, como já falamos no post Parque das Águas, e quem a visita sabe que aqui não faltam boas opções de passeios.

Enquanto gastávamos sola por lá, aproveitamos para conhecer a Igreja Matriz e tirar algumas fotos das estátuas que adornam o altar principal que, diga-se de passagem, são realmente impresionantes.

Enquanto fotográfavamos o interior da igreja um senhor se aproximou, puxando conversa, e chamou nossa atenção para a decoração da cúpula.

Pintura da cúpula da Igreja Matriz de São Lourenço.

Trata-se de uma pintura de grande formato, que ocupa todo o espaço do teto e traz, segundo o morador, uma representação muito original da vida celeste. Aqui, o artista representou dois anjos como se fossem um casal de namorados, sendo que num dos quadros aparece a família completa com o surgimento de um filho.

Detalhe da "família" de anjos.

Infelizmente não foi possível confirmar se a versão apresentada por aquele senhor condiz com a verdadeira intenção do artista, mas uma coisa é certa: esta foi a primeira vez que documentamos este ripo de alegoria em um templo cristão (e olha que já gastamos muita sola visitando igrejas!). Seja como for, a pintura continua lá e os fiéis parecem não se importar com seu conteúdo simbólico. Ou estão tão acostumados a ela que não se preocupam em discutir o sexo dos anjos.

Igreja Matriz de São Lourenço Mártir

Endereço: Av. Dom Pedro II - CEP 37470-000 São Lourenço - MG

Um comentário:

  1. Trata-se de uma pintura de grande formato, que ocupa todo o espaço do teto e traz, segundo o morador, uma representação muito original da vida celeste. Aqui, o artista representou dois anjos como se fossem um casal de namorados, sendo que num dos quadros aparece a família completa com o surgimento de um filho. at gel titan

    ResponderExcluir