sábado, 3 de maio de 2014

Casa do Artesão - Porto Alegre - RS

O artesanato gaúcho ocupa posição de destaque no cenário brasileiro, seja pela originalidade de suas peças ou pela qualidade com que são produzidas. Historicamente, o extremo sul do país foi ocupado por diferentes etnias, com destaque  para os índios guaranis, colonizadores portugueses e espanhóis, bem como imigrantes alemães, italianos, poloneses, entre outros. Da fusão desta diversidade de culturas surgiu uma forma de expressão própria, genericamente conhecida como cultura gaúcha, mas que ainda guarda peculiaridades de seus povos de origem. Um exemplo disso é a produção têxtil, onde às técnicas fabris do tear manual foram se somando componentes estéticos europeus, resultando em peças únicas com padronagens muitas vezes europeias.

Bolicho do artesanato, com produtos típicos do Rio Grande do Sul.
Ciente do potencial econômico deste tipo de produção, o governo estadual mantém o Programa Gaúcho do Artesanato, que tem por missão incentivar a profissionalização dos trabalhadores que produzem artesanato e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e orientação ao artesão. Faz parte do programa também o aprimoramento da qualidade do produto e a abertura de espaços para a comercialização da produção artesanal: as Casas do Artesão.

Estas casas estão espalhadas em diversas cidades do Rio Grande do Sul, sendo que em Porto Alegre há uma em pleno centro da cidade. É um espaço privilegiado para o artesão expor seu produto e para o turista representa a oportunidade de acesso a uma ampla variedade de produtos de qualidade, reunidos num só local e com preços mais atraentes pela ausência dos atravessadores. Além disso, o atendimento é feito pelos próprios produtores que estão a disposição para interagir e comentar sobre as técnicas por eles empregadas.

Bonecas temáticas, representando prendas e gaúchos.

Salão da Casa do Artesão em Porto Alegre.

A Casa do Artesão de Porto Alegre fica na Av. Júlio de Castilhos, 144, tem acesso fácil por transporte público e funciona de segunda a sexta em horário comercial.

Fonte

Programa Gaúcho do Artesanato - PGA. Disponível em http://www.stds.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=104. Acessado em 03 maio 2014.

Obs.: Esse link já não está mais disponível. Para saber mais sobre o PGA, informe-se em http://www.fgtas.rs.gov.br/programa-gaucho-do-artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário