segunda-feira, 2 de junho de 2014

Esculturas Monumentais ocupam a Praça Paris - Rio de Janeiro - RJ

Sábado passado foi dia de gastar sola na Praça Paris, conferindo as instalações da primeira edição da Mostra Rio de Esculturas Monumentais.

A mostra reúne obras de 17 artistas brasileiros e leva para um espaço aberto, e público, instalações que impressionam pelo seu tamanho. Dificilmene quem passa pelas proximidades deixa de notar aquele enorme barco "encalhado" numa das alamedas da praça, por exemplo. Na verdade trata-se da obra de Mercedes Lachmann, que resgatou uma barcaça de 12 metros de comprimento do fundo da Baía de Guanabara para depositá-la no local, numa referência ao fato de que a praça foi construída sobre o que outrora foi mar e que hoje é aterro.

Do fundo da Baia de Guanabara para o aterro.

O interesante é que, por suas dimensões, as peças acabam interferindo na paisagem ao redor, criando composições que se alternam de acordo com a posição do espectador e do momento. Além disso, são um convite a interação, principalmente para as crianças, que enxergam nelas infinitas possibilidades de diversão.

Amanacy - a Mãe da Chuva em Tupi, obra de Claudia Dowek.

Enquanto algumas esculturas tem formas bastante familiares outras apelam para o abstrato ou a fantasia, levando o espectador a imaginar possíveis significados. É o caso da obra Amanacy, cuja forma peculiar fez com que ela fosse carinhosamente chamada de "coxinha gigante". Na verdade, trata-se da representação simbólica de um pingo de chuva que traz as cores e a textura da terra seca do agreste.

Gigantes de madeira tem mais de três metros de altura.
A exposição vai até o dia 20 de julho e tem entrada franca.

Veja a galeria de fotos completa em nossa página do Facebook: Mostra Rio Esculturas Monumentais.


Mostra Rio de Esculturas Monumentais

Endereço: Praça Paris - Av. Augusto Severo, 272 - Glória - Rio de Janeiro - RJ
Horário: das 06h00 às 22h00
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário