quinta-feira, 5 de junho de 2014

Feira Hippie de Ipanema - Rio de Janeiro - RJ

Todo domingo a Praça Gen. Osório em Ipanema amanhece com uma movimentação diferente. Centenas de feirantes e artistas se preparam para mais uma edição da famosa Feira Hippie, mantendo uma tradição que se iniciou em 1968 e se mantém sem interrupções até hoje. O formato é de uma feira tradicional, com tendas de lona armadas nas calçadas da praça, sendo que nos tabuleiros ficam expostos os mais diversos produtos. Aqui o freguês encontra de tudo um pouco: artesanato, bijouterias, roupas novas e usadas, objetos de decoração, artigos de couro, brinquedos, lembrancinhas e até móveis!


Mesmo quem vai a procura de um item específico acaba por se render a imensa variedade de formas e cores expostas pelos feirantes e a compra se transforma num passeio com diversas paradas pelo caminho. Aliás, percorrer a esmo os corredores da feira é um programa divertido e muito praticado por turistas e cariocas que se distraem por horas, garimpando pechinchas, fazendo amigos ou encontrando velhos conhecidos.  

Ainda é possível encontrar artesãos no local.

Inicialmente a feira era mais voltada ao artesanato, mas com o passar do tempo as coisas foram mudando e o crescimento das vendas trouxe a diversificação dos produtos. Embora atualmente boa parte das mercadorias sejam industrializadas ou produzidas por terceiros, ainda é possível encontrar um ou outro artesão exercendo seu ofício por ali mesmo. É o caso das placas de madeira que, assim, podem ser personalizadas na hora.

E há também aqueles que fazem a alegria dos visitantes tocando os instrumentos musicais que estão à venda ou vestindo um personagem, como Rosy que - com roupas coloridas e chamativas - faz uma homenagem à Carmen Miranda. Esta simpática vendedora de lembrancinhas conta com orgulho que chega a posar para mais de 80 fotos por domingo!


Rosy atende caracterizada e não economiza simpatia.

A idéia da fantasia surgiu em 2011 e o sucesso foi tanto que ela decidiu continuar com a brincadeira. É uma forma alegre de chamar a atenção para os seus produtos e de animar o clima da feira. Considerando a chegada da Copa do Mundo, é bem posível que esta média de 80 fotos por domingo experimente um considerável acréscimo...

De renome internacional, a feira se moderniza para atender clientes de várias partes do mundo.

Passadas mais de quatro décadas a feira demonstra ter fôlego para muito mais. Talvez a explicação para esta longevidade passe pela capacidade de criar e se adaptar aos novos tempos. Do início tímido no final dos anos 60, a Feira Hippie se tornou um forte ponto de atração turística conhecido internacionalmente. Até Giorgio Armani já andou por aqui comprando umas sandálias de couro que deram o que falar. E um detalhe muito importante: apesar da fama e do reconhecimento boa parte dos produtos oferecidos mantém a cor local, fator indispensável para quem busca um souvenir brasileiro para levar na mala.


Veja a galeria de fotos completa em nossa página do Facebook: Feira Hippie de Ipanema.

Feira Hippie

Local: Praça General Osório, s/n - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ.
Horário: domingos das 07h00 às 19h00.
Como chegar: a região é atendida por diversos ônibus. Se vier de metrô, utilize a linha 1, sentido Zona Sul, e desça na estação General Osório.

Fonte:

[site da feira]. Disponível em http://www.feirahippieipanema.com. Acessado em 04 jun. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário