domingo, 6 de julho de 2014

Praça XV e o fantasma da perimetral - Rio de Janeiro - RJ

Em abril deste ano mais um trecho da antiga perimetral veio ruidosamente abaixo, com farta publicidade sobre os benefícios que as obras de revitalização do porto devem trazer para os cariocas. Por enquanto, apesar das promessas e das belas imagens em animação gráfica mostrando como ficará a cidade depois de tudo pronto, o que se tem é muita poeira, interdições no trânsito de veículos e pedestres e uma paisagem que parece o prenúncio do apocalipse.

Pilastra da antiga perimetral na Praça XV.

No caso da Praça XV, a situação é um pouco mais grave devido a lentidão no desmanche das gigantescas estruturas de concreto armado que davam sustentação as pistas do finado viaduto. Aqui não foi possível utilizar a técnica da implosão devido ao risco de danificar o túnel (conhecido como Mergulhão) que corre por baixo da praça.

Escombros alteram a paisagem e impedem a circulação na cidade.

Considerando que esta dificuldade era amplamente conhecida pelos técnicos que planejaram a operação fica difícil de entender, e aceitar, este cronograma de obras que, na prática, desconsiderou a realização da Copa do Mundo no Rio. Além dos transtornos já relatados, o Centro Cultural da Marinha teve que suspender seu funcionamento por ter seu acesso bloqueado e a paisagem, se já não era muito bonita com a perimetral, ficou completamente desfigurada com os escombros remanescentes. Não seria o caso de ter aguardado o encerramento do torneio para então dar início à demolição?

Agora só resta aguardar que o resultado final seja tão bom quanto o prometido e torcer para que não ocorram mais atrasos, pois as olimpíadas serão em 2016. Será que ficará pronto até lá?

Veja outras fotos no álbum Ruínas da Perimetral (clique aqui) em Abaretiba, nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário