quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Retrospectiva Contagem Regressiva #08

Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem 


A Ilha da Boa Viagem fica em Niterói e é de fácil acesso. Entretanto, para visitá-la é preciso uma permissão especial fornecida pelo Guardião da Ilha, uma vez que a mesma é propriedade da Marinha do Brasil. Por isso, ao sabermos que a Expedição Cultura havia programado um guiamento no local, aproveitamos a oportunidade para conhecer a Pérola da Guanabara - como também é conhecia - certos que sua localização privilegiada era garantia de boas fotos.

De fato a ilha oferece diversos pontos de observação, onde se pode avistar, entre outros, o Museu de Arte Contemporânea - MAC, o Pão de Açucar e a Baía de Guanabara. Há também várias construções interessantes, mas a Capela de N. S. da Boa Viagem merece um destaque especial.

Sua construção teve início por volta de 1650, sendo que as obras só foram concluídas em 1734. É um templo pequeno, que forma uma composição harmoniosa com o céu azul e a baia ao fundo. O prédio foi recentemente restaurado e encontra-se em bom estado, apesar de já ter passado por dois incêndios e  um longo período de abandono. O pátio ao redor é recoberto com cerâmica produzida pelos índios, que foram introduzidos na técnica pelos catequisadores da época.

Igreja de N. S. da Boa Viagem


Foto publicada no post Ilha da Boa Viagem em 25 de fevereiro deste ano.

Como parte das comemorações do aniversário do GSMA estamos publicando fotos de momentos marcantes deste primeiro ano de caminhada.

Promoção Gastando Sola No Morro da Conceição



O GSMA está completando 1 ano de existência e vamos comemorar com uma caminhada no Morro da Conceição. Será no dia 14 de setembro e o blog está promovendo o sorteio de 30 participantes que irão desfrutar do passeio gratuitamente. Para participar, basta se inscrever clicando aqui! Só não esqueça de clicar no botão QUERO PARTICIPAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário