quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Retrospectiva Contagem Regressiva #29

Na semana em que moradores do bairro de Santa Teresa resgataram do lixo uma parte considerável do gradil de ferro fundido que ornamenta o Largo dos Guimarães, vale a pena relembrar este registro feito em  2013, no qual o passado e o presente convivem em harmonia.

Gradis são marca registrada do Largo do Guimarães.

Estes gradis, feitos em ferro fundido, são um elemento importante da arquitetura do bairro e chamam a atenção pela beleza do conjunto. Eles aparecem em fotos de Augusto Malta, tiradas no início do século XX, e são remanescentes da época de ouro de Santa Teresa, quando foram construídos muitos dos casarões e sobrados que emprestam seu charme ao lugar e fazem dele um destino turístico muito procurado.

Infelizmente ao abandono crônico a que estão submetidos os bens culturais em geral, e os gradis de Santa Teresa em particular, veio se somar uma desastrada obra de substituição dos trilhos do bonde - desativado após um trágico acidente em 2011 - que só fez agravar a situação ao arrancar e jogar em um monturo as peças centenárias.

Fatos como este chamam a atenção para a importância dos registros fotográficos feitos durante as caminhadas, pois a captura daquele momento grava a situação atual do cenário fotografado. A julgar pelo ocorrido com os gradis, estas imagens podem vir a servir como prova da existência de um elemento danificado / desaparecido ou como lembrança de algo que está irremediavelmente perdido.

Como parte das comemorações do aniversário do GSMA estamos publicando fotos de momentos marcantes deste primeiro ano de caminhada.

Venha caminhar conosco


Para comemorar em grande estilo este primeiro ano de caminhada, o GSMA fechou uma parceria com a Expedição Cultura - que gasta muita sola em roteiros pra lá de especiais - para realizar um tour no Morro da Conceição, aqui no Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro. A participação é gratuita, mas limitada a 30 participantes. Por isso vamos promover um sorteio entre os interessados e a condição para participar é curtir Abaretiba (clique aqui), nossa página no Facebook. Fique atento, pois em breve estaremos divulgando os detalhes da promoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário