sábado, 14 de março de 2015

O Rio na crônica visual de Debret - um programa para toda família no Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro - RJ

Exposição O Rio de Janeiro de Debret traz 120 obras do artista que retratam o dia a dia da cidade no início do século XIX


Sabe aquelas famosas aquarelas que a gente vê nos livros de história, ilustrando os capítulos sobre o Brasil colônia? Pois então, elas podem ser vistas ao vivo e a cores no Centro Cultural dos Correios até o dia 03 de maio de 2015.

A exposição integra os festejos de 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro e é uma excelente oportunidade para conhecer detalhes da vida cotidiana da época, retratados fielmente e com riqueza de detalhes pelo grande artista francês.

Pintor francês retratou o cotidiano carioca do século XIX.

Debret veio ao Brasil em 1816 a convide de D. João VI com o objetivo de fundar a Escola Nacional de Belas Artes. Entretanto, isto só viria a ocorrer 10 após a sua chegada! - o que acabou por motivar sua permanência aqui até 1831. Durante este tempo, utilizou seu talento para retratar os feitos políticos que marcaram a formação do Império Brasileiro, como a aclamação de D. Pedro I, e cenas corriqueiras que captava em suas andanças pela capital e arredores.

Organização do evento dispõe de lupas para uso dos visitantes.

Observador sagaz,soube retratar com maestria os costumes da gente simples, em especial os escravos, e sua relação com a elite local. Também retratou tipos populares, como vendedores de rua, soldados, desocupados, aguadeiros e tantos outros. Graças a ele, os pesquisadores podem ter acesso a um acervo que representa como vivia e se comportava a sociedade brasileira no início do século XIX.

Obras de Debret atraem um público expressivo.

A exposição está localizada no segundo andar do Centro Cultural dos Correios (para maiores detalhes, clique aqui) e inclui diversos painéis explicativos com informações sobre o momento histórico retratado, explicações sobre o conteúdo e importância das obras.

Painéis explicativos orientam os visitantes.

Centro Cultural dos Correios

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Horário: de terça a domingo, das 12h00 às 19h00
Entrada franca

Fonte

CORREIOS. Sobre o Centro. Disponível em http://www.correios.com.br/sobre-correios/educacao-e-cultura/centros-e-espacos-culturais-dos-correios/centro-cultural-rio-de-janeiro. Acessado em 14mar. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário