terça-feira, 27 de junho de 2017

Lençóis Maranhenses - a próxima aventura !


A redação do GSMA está em polvorosa, pois estamos finalizando os últimos detalhes para a nossa próxima aventura! Desta vez, iremos gastar sola numa região que é considerada a única existente no planeta: Os Lençóis Maranhenses.

Embarcaremos neste sábado, dia 1º de julho, rumo à São Luís - capital do Estado - para de lá seguirmos à Barreirinhas, porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Serão 8 dias de intensa movimentação entre as diversas atrações que nos esperam, pois nesse lugar a paisagem mescla gigantescas dunas de areia com lagoas de água cristalina e praias de água salgada.

Durante a viagem participaremos de um Workshop Fotográfico com André Dib, renomado fotógrafo especialista em fotografar ambientes naturais, com forte presença nas principais revistas de natureza, esporte e turismo do país. Além disso, André conquistou diversos prêmios no Brasil e no Exterior -  entre eles, o concurso da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE com o tema Natureza e o de melhor fotografia da National Geographic Brasil.

O objetivo é trazer aos nossos leitores belas imagens desse lugar fascinante, bem como aproveitar os conhecimentos adquiridos para aprimorar cada vez mais nossos futuros registros.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - PNLM


Localizado na região nordeste do Brasil, às margens do Rio das Preguiças no Maranhão, o PNLM é formado por 155 mil hectares que abrigam uma condição geológica extremamente rara. Graças as altas dunas de areia - algumas com até 40 metros de altura - a região assemelha-se a um grande deserto, entretanto, devido ao elevado índice de precipitação pluviométrica, as águas represadas entre as dunas formam lagoas de água doce, com tonalidades que variam do verde ao azul, dando origem a oásis de vegetação característica de áreas litorâneas. Esses oásis abrigam comunidades de moradores que, a partir do incremento do turismo, passaram a ter uma nova fonte de renda, atendendo aos visitantes que chegam para conhecer ou percorrer as dunas em trilhas que podem durar até 4 dias. As lagoas mais famosas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, reconhecidas pelo seu encantamento e condições de banho.

Ao que tudo indica está será uma aventura inesquecível e que deverá render belas imagens. Como a região é de difícil acesso e não há conexão via internet, estaremos contando tudo que aconteceu nessa semana a partir do dia 08 de julho. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário