sexta-feira, 21 de julho de 2017

Hospedagem nos Lençóis Maranhenses - Barreirinhas - MA

Estivemos no Maranhão na semana de 1° a 8 de julho participando de uma expedição fotográfica pelos Lençóis Maranhenses. O ponto de encontro dos participantes, vindos de diferentes partes do País, foi a cidade de São Luís - capital do Estado. Dali partimos para uma aventura sensacional que incluiu uma série de deslocamentos para que pudéssemos registrar a beleza do lugar em diferentes locações. Com isso também tivemos a oportunidade de conhecer várias pousadas e aproveitamos para fazer um post específico sobre hospedagem com dicas úteis para quem está planejando se aventurar por lá.

Stop Way Hotel - São Luís


As instalações são novas, modernas e confortáveis. Está localizado num bairro nobre, entre o mar e a lagoa, de modo que a vista de qualquer um dos quartos é bem aprazível. Na chegada o wi-fi demorou para conectar e permaneceu instável por boa parte do tempo, mas isso parece ser um problema generalizado no Maranhão.

Fachada do hotel - foto divulgação

Café da manhã farto, com várias opções de pães, bolos e biscoitos. Oferecem leite em pó sem lactose. Caso o hóspede deseje, preparam ovos fritos na hora, mas o serviço é cobrado à parte.

O entorno é tranquilo. Há diversos restaurantes, bem como quiosques de praia muito próximos ao hotel. Há também um pequeno mercado estilo gourmet.

Fica um pouco distante do Centro Histórico e o acesso a ele é feito mediante a travessia de uma ponte que costuma engarrafar devido ao trânsito na região. Fique atento.

Endereço:Av. Mário Meirelles, rua 26
Bairro Ponta da Areia
65.077-640 - São Luís - MA
Telefone:+55 (98) 4009-7777
Site:www.stopwayhotel.com.br
Check in:14:00h
Check out:12:00h
Dados do Stop Way Hotel

Pousada Jurará - Atins


Nosso primeiro destino nos Lençóis foi a Praia de Atins, uma pequena vila plantada próximo à foz do Rio Preguiças.

Bar e área do café da manhã - foto divulgação

A arquitetura da pousada procura reproduzir o estilo das casas de pescadores da região e ao mesmo tempo garantir o conforto dos hóspedes. Todos os quartos são térreos, possuem banheiro privativo e estão posicionados de modo a ficarem isolados da área de circulação, onde há um bar e é servido o café da manhã. O apartamento que ocupamos era amplo, mas equipado apenas com a cama, cabides de parede e um suporte para colocar a mala.

Como não há frigobar no quarto é necessário solicitar ao pessoal da pousada para guardar o que necessita de refrigeração na geladeira da cozinha. Quanto a isso não há problema, pois foram todos muito atenciosos.

O café da manhã é simples, mas gostoso. Servem pão caseiro feito ali mesmo, tapioca e ovos ao gosto do freguês. As vezes pode demorar um pouco devido a grande demanda, então é bom ir cedo para não prejudicar a saída para os passeios.

Não há calçamento nem calçadas nas ruas de Atins, então prepare-se para caminhar na areia fofa o tempo todo. Leve sandálias confortáveis.

Endereço:Rua Principal, s/n
Praia do Atins
65590-000 - Barreirinhas - MA
Telefone:(011) 3331-3434
(098) 9130-7274
Site:www.pousadajurara.com.br
Check in:14:00h
Check out:12:00h
Dados da Pousada Jurara

Pousada Encantes do Nordeste - Barreirinhas


Esse é um daqueles casos em que o nome cai como uma luva, pois o hóspede realmente fica encantado com as instalações da pousada. A começar pela recepção, que acolhe os recém chegados num ambiente que mescla requinte e sofisticação com bem-estar.

Chalés - foto divulgação

Aqui o visitante fica hospedado em chalés independentes, com total privacidade, os quais contam com varanda, rede já instalada e uma pequena área ajardinada. Ao todo são 27 chalés distribuídos numa área de aproximadamente 15.000 m² onde, ao fundo, corre o rio Preguiças. Além dessa grande área verde, a pousada oferece piscina e um espaço zen, onde um massoterapeuta está a disposição mediante agendamento.

O entorno da pousada carece de restaurantes e afins, de modo que a alternativa é utilizar os serviços do "Bambaê", bar e restaurante da pousada, que fica às margens do rio. Como o terreno é bastante extenso e irregular, os chalés ficam em diferentes níveis interconectados por escadas, o quê pode representar um problema para pessoas que tenham dificuldades de locomoção. Se for esse o caso, será necessário utilizar o serviço de uma van que realiza o transporte da recepção ao restaurante sem custo adicional.

O café da manhã é caprichado e bem variado, servido numa área coberta próxima à piscina.

Aproveite uma ida ao Bambaê para provar a Tiquira, uma aguardente local feita a partir da mandioca. É forte!

Endereço:Rua Boa Vista, 950
Boa Vista
65590-000 - Barreirinhas - MA
Telefone:(098) 3349-0288
(011) 3331-3434
Site:www.encantesdonordeste.com.br
Check in:14:00h
Check out:12:00
Dados da Pousada Encantes do Nordeste

Pousada CIAMAT - Santo Amaro


Essa pousada oferece uma opção completamente diferenciada no quesito hospedagem. Sua proposta é aliar ecologia e respeito ao meio ambiente ao conforto e requinte. Os hóspedes tem a disposição pequenos chalés construídos em madeira e palha - de modo a poder desfrutar da ventilação natural - bem distribuídos num jardim de aproximadamente 10.000 m², o que garante tranquilidade e privacidade.

Vista interna de um dos quartos - foto divulgação

Confesso que estranhei um pouco o quarto, devido a sua aparência grosseira e ausência de móveis. Havia apenas uma cama protegida por um mosquiteiro e um apoio para a mala. O banheiro segue a mesma linha e também é construído em madeira rústica.

Em contrapartida, a pousada oferece diversas opções de pastas italianas artesanais as quais podem ser combinadas com vários tipos de molhos. Destaque para a carta de vinhos, com uma seleção  de fazer inveja a qualquer restaurante internacional. Na noite em que jantamos na pousada a pedida foi por um bordeaux Franc Beauséjour e Montepulciano d'Abruzzo. Magníficos.

Endereço:Rua Sempre Virgem 13
Olho d'Agua
Santo Amaro do Maranhao - MA
Telefones:+55 98 987084735
+55 21 996723360
Site:www.ciamatcamp.com
Check in:14:00h
Check out:12:00
Dados da Pousada CIAMAT

Veja imagens de Lençóis Maranhenses em nosso perfil no Instagram, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário