Era o toque sútil de uma marimba, anunciando que mais a frente alguma manifestação africana estava em andamento. E não deu outra.
Grupo Afro-colombiano Kafrika Folkpop. |
Logo adiante, no Largo do Machado, um grupo de espectadores demarcava o local de apresentação do grupo afro-colombiano Kafrika Folkpop, que com suas roupas coloridas, evoluções acrobáticas e ritmo envolvente não tinha como passar desapercebido.
As coreografias são inspiradas nas danças africanas tradicionais. |
O Kafrika vem percorrendo vários países da América Latina apresentando sua arte como forma de divulgar tanto o rico folclore colombiano quanto o legado africano. Segundo Kizu Marimba, integrante do grupo, esta é uma forma de mostrar aspectos positivos da Colômbia, que tem sua imagem sempre associada ao narcotráfico.
A performande dos dançarinos chama a atenção do público. |
Tambores dão o tom na apresentação do Kafrica. |
A marimba é um instrumento de percussão bastante antigo, considerado precursor do xilofone. Teve origem na áfrica, mas seu som doce e melodioso logo fez com que fosse incorporado às orquestras de diversos paises ocidentais. Consiste de várias palhetas de madeira dispostas sobre um suporte e o som é produzido por baquetas. Tubos ou cabaças de ressonância servem para amplificar o som.
Kizu é quem faz a marimba cantar. |
Até chegar a África, Kizu e seus amigos tem um longo caminho pela frente. Mas se depender da animação e da vontade de mostrar sua cultura, ao que tudo indica, o Kafrika vai longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário