quarta-feira, 30 de novembro de 2016

2º Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - Belo Horizonte - MG

Num mundo cada vez mais virtualizado e em plena era da informação é comum que se estabeleçam laços com ilustres desconhecidos, acessíveis apenas através dos dispositivos eletrônicos que proliferam a nossa volta. Por isso é fundamental que de tempos em tempos as comunidades, mesmo as mais antenadas e descoladas, se reúnam ao vivo e a cores para trocar experiências, conversar, aprender e, principalmente, conhecer seus interlocutores virtuais.

Blogueiros se reuniram em Belo Horizonte


Carômetro, com os participantes do encontro
Fotos de Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar
Seguindo esta linha de raciocínio, aproximadamente 150 blogueiros, representando em torno de 100 diferentes blogs de viagens, se reuniram na capital mineira para confraternizar e discutir os rumos deste importante setor da área turística.

O encontro foi organizado pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - RBBV e ocorreu no período de 25 a 27 de novembro.

Apoiar o desenvolvimento de seus afiliados é uma atividade constante da Rede, desenvolvida deste 2011 através de inúmeras iniciativas, tais como palestras, conferências, grupos de discussão e outros. Só que desta vez havia um motivo a mais para reunir o pessoal: comemorar os cinco anos de existência da entidade, completados no domingo, dia 27!

Programação alternou palestras técnicas com atividades culturais


1º dia, curtindo o Mercado Central


Na sexta-feira a tarde foi realizada uma visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte, onde os blogueiros puderam conhecer um pouco da gastronomia, do artesanato e da hospitalidade mineira. Um dado curioso fornecido por Mariana, a guia que nos acompanhou nesta atividade: a cada dia são comercializados em torno de 300 toneladas de queijo. É muito queijo!

Doce de leite chamou a atenção dos blogueiros

Vai uma pimentinha ai? Hora de testar novos sabores ...

A noite foi oferecido um jantar de boas-vindas, patrocinado pelo EASYSIM4U, no tradicional restaurante Maria das Tranças, que se orgulha de servir o melhor frango ao molho pardo do Brasil. Diga-se de passagem que o pastel de angu também deixou saudades ...

2º dia, todos ao MAP - Museu de Arte da Pampulha


Museu de Arte da Pampulha

Já no sábado pela manhã foi realizada a abertura dos painéis técnicos com a palestra Tendências do mercado de turismo mundial e brasileiro, apresentada em conjunto por  Claudia Saleh e Keith Jenkins. Ela é uma das fundadoras da RBBV e editora do blog Aprendiz de Viajante. Keith Jenkins é CEO da Iambassador empresa totalmente voltada ao uso das mídias sociais e marketing de influência para promover destinos, produtos e serviços.

Na sequência dois temas extremamente relevantes para os que operam na blogosfera:
  • Influência e Marca – Como usar as mídias sociais para alavancar o seu blog, painel moderado por Luciana Misura (editora do blog Colagem), com os painelistas: Lillian Brandão, Lily Pestana e Claudia Saleh;
  • Monetização e Afiliados, painel moderado por Thiago Khoury (jornalista e blogueiro no Rodei), com os painelistas Julia Minhoto, Rafael Miranda e Ana Catarina.
O almoço foi um acontecimento a parte, com as carrocinhas (food truck é o cacete!) de pão de queijo recheado e espetinhos fornecendo  os ingredientes para o piquenique improvisado nos jardins do MAP.

Pausa para repor as energias

Logo após o almoço, uma visita inesperada da Jardineira do projeto Pampulha Retrô Tour veio animar a turma, revivendo um pouco do glamour dos anos dourados (clique aqui para ver o álbum completo).

O Pampulha Retrô Tour marcou presença no evento

A tarde outra visita técnica, desta vez para conhecer o Complexo Pampulha, recentemente declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a Praça da Liberdade e o Mirante das Mangabeiras, num oferecimento conjunto da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte - BELOTUR e da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR.

Fila para a foto do carômetro

Vista do Mirante das Mangabeiras

Praça da Liberdade

E para fechar o dia com chave de ouro, jantar no Albanos, que ninguém é de ferro. Foram servidos deliciosos petiscos e chope gelado para  incrementar os contatos entre os blogueiros. Muita parceria aconteceu nesta noite entre um brinde e outro.

Hora de relaxar e aproveitar para fazer novos contatos

3º dia, Quality Hotel Pampulha


Apesar dos domingos tradicionalmente serem dedicado ao descanso, neste dia a turma aproveitou para entrar fundo na parte técnica do programa:

  • De blogueiro a empreendedor de sucesso – Moderação: Claudia Saleh, painelistas: Luciana Misura, Leonardo Marques e Dri Lima; 
  • Projetos criativos e inspiradores para elevar seu blog ao cume – Antônio Jr e Gustavo Ziller;
  • Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros – Moderação: Thiago Khoury, painelistas: Alberto G. Martins, Garon Piceli e Flavia Perin;
  • Conteúdo & SEO – Rafael Sette Camara;
  • Turismo Sustentável/Responsável – Luiza Antunes , Cris Marques e Claudia Saleh;
  • Workshop de Fotografia e Vídeo – Helder Ribeiro, Mauricio Oliveira e Fabio Pastorello.

Depois do encerramento oficial teve início uma rodada de Mentoring,  técnica na qual um blogueiro experiente apadrinha um ou mais blogs iniciantes e utiliza sua experiência para alavancar o desenvolvimento de seus pupilos.

Obrigado pela força


É claro que um acontecimento deste porte não ocorre sem a colaboração de voluntários e patrocinadores. E neste quesito cabe destacar o desprendimento de diversos afiliados, que doaram seu tempo e energia para que tudo corresse bem e as empresas listadas abaixo, cujo participação foi essencial para o sucesso da empreitada:

Patrocinadores

  • ViajaNet: venda de passagens, hospedagem em hotéis e aluguel de carros a um click de distância;
  • EasySim4U: conexão garantida aonde quer que você vá;
  • Zarpo: a agência de viagens online mais seletiva do mercado;
  • Booking: encontre aqui as melhores ofertas de acomodações;

Transportadora aérea oficial

LATAM


Apoio


Veja quem mais escreveu sobre o evento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário