sexta-feira, 29 de setembro de 2017

De São João Del Rey a Tiradentes de Maria Fumaça, um passeio a moda antiga - Tiradentes - MG

Sempre que faço um passeio de Maria Fumaça lembro de que quando era criança meu pai - que era ferroviário - contava que andar de trem era um acontecimento. As pessoas colocavam suas melhores roupas e se arrumavam para desfilar pelas estações. Só que, se queixava ele, as fagulhas da caldeira entravam pelas janelas, deixando marcas nos passageiros. Para todos que viveram naquela época talvez essa experiência fosse parecida com andar de avião pela primeira vez na vida nos dias de hoje.

O tempo passou e hoje o transporte de passageiros por trem caiu em desuso, as Maria Fumaça foram substituídas por possantes locomotivas a diesel e as rodoviárias não chegam nem perto do charme que ostentava uma estação ferroviária.

O glamour está de volta


Maria Fumaça em frente à Estação de São João Del Rey

É possível que o excesso de conforto e a pressa com que vivemos nas grandes cidades tenha acabado com as pequenas alegrias que animavam nossos antepassados. E talvez isso explique, pelo menos em parte, o enorme sucesso que as linhas de turismo ferroviário apresentam Brasil afora. Obviamente sou suspeito para falar, pois adoro trens, principalmente uma bela e resfolegante Maria Fumaça. Mas os números estão a meu favor: de acordo com uma reportagem publicada pelo Estado de Minas em abril deste ano, 135.000 pessoas visitaram o Museu Ferroviário de São João Del Rey e a operadora do passeio precisou colocar horários adicionais para atender a demanda provocada pelo feriado do Dia do Trabalho.

Para quem busca reviver as emoções dos tempos passados o passeio São João Del Rey - Tiradentes é um prato cheio por conseguir juntar várias atrações num único roteiro. A começar pela cidade de São João Del Rey, com sua arquitetura colonial e igrejas belíssimas, repletas de arte e história. Sendo que o tour começa na antiga estação, atualmente convertida num museu ferroviário. A dica é chegar com bastante antecedência, tanto para poder visitar o local com calma quanto para apreciar as manobras de acoplamento da locomotiva no pátio. Depois de encerradas as manobras, ela fica ali algum tempo soltando fumaça e vapor, fazendo pose para todos que quiserem registrar o momento para a posteridade.

Um dos vagões expostos no Museu Ferroviário de São João Del Rey

O trajeto possui uns 12km até a estação de Tiradentes, os quais são percorridos em 40 min., com folga. Tempo suficiente para apreciar o delicado trabalho de restauração realizado nos vagões. Tudo está como costumava ser nos tempos áureos da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM para os íntimos). Tem até vendedora de doces e bilheteiros caracterizados em trajes de época!

Pela janela se vê que o casario urbano em breve fica para trás e é substituído por uma bela paisagem rural. Ao contrário das rodovias que transformam o perímetro a sua volta, a estrada de ferro passa sem alterar significativamente o entorno, de modo que tudo concorre para cristalizar uma áurea de passado ao passeio.

Aproveite para curtir a paisagem rural

Vários detalhes de época estão presentes para reforçar o clima de "volta ao passado" e dar um toque nostálgico a atração. Desde a bilheteria ao uniforme dos encarregados, tudo é pensado para remeter o turista aos bons e velhos tempos em que a Maria Fumaça era mais que uma atração turística. Aliás, sempre é bom lembrar que esta linha foi inaugurada em 1881 pelo Imperador D. Pedro II em pessoa.

Uniforme dos funcionários remete aos trajes da época de ouro da ferrovia

E ao chegar à Tiradentes o visitante descobre que o passeio não acabou!

Primeiro, tire um tempinho para assistir a manobra da rotunda, um equipamento utilizado para reposicionar a locomotiva nos trilhos para que possa voltar à São João Del Rey.

A rotunda em ação

Depois, aproveite que a estação fica um pouco afastada do Centro Histórico da cidade para apreciar a tranquilidade interiorana numa breve caminhada até as principais atrações do local. Outra opção é utilizar os serviços de um dos muito charreteiros que aguardam os visitantes no entorno da estação.

Para saber o quê a cidade tem a oferecer, leia o post Tiradentes: parar no tempo não significa perder o trem da história.

Casario colonial bem preservado numa das ruas de Tiradentes
Veja mais imagens de Tiradentes em nosso perfil no Instagram clicando aqui!
Um detalhe importante: há pouca diferença de preço entre os valores cobrados para somente ida ou ida e volta. No fechamento desse post, uma passagem de São João Del Rey para Tiradentes ou vice-versa custava R$ 50,00, enquanto uma de ida e volta apenas R$ 60,00. Faça as contas e veja o que é melhor para o seu bolso!!

Informações sobre horários e tarifas podem ser obtidas diretamente no site da VLI (clique aqui), operadora da linha turística São João Del Rey - Tiradentes.

Fontes


ESTADO DE MINAS. Maria fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes terá horários especiais durante feriado. Disponível em https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/04/26/interna_gerais,865205/maria-fumaca-entre-sao-joao-del-rei-e-tiradentes-tera-horarios-especia.shtml. Acessado em 26 set. 2017.

VLI. Trem turístico : patrimônio integrado. Disponível em http://www.vli-logistica.com/pt-br/trem-turistico. Acessado em 25 set. 2017.


Blogs Participantes


Esse post integra a blogagem coletiva #viajardetrem, uma iniciativa do grupo Pequenos Grandes Viajantes, do qual o GSMA faz parte !! Todo mês seus membros elegem um tema sobre o qual os participantes expõem o seu ponto de vista.

Agora que você já sabe tudo sobre o passeio de trem em São João Del Rey, aproveite para conhecer outras alternativas disponíveis pelo mundo:
  1. Ligado em Viagem - Viagem de trem na Alemanha - Como comprar, andar e dicas - https://www.ligadoemviagem.com.br/2017/09/29/trem-alemanha/
  2. Vem que te Conto! - Viagem de trem do Vale Sagrado para Machu Picchu pela Inca Rail - http://vemqueteconto.com.br/2017/09/29/trem-machu-picchu-inca-rail
  3. AzWanderlust - Viajar de trem pela Europa: como comprar passagens baratas - http://azwanderlust.com/blog/viajar-de-trem-pela-europa/
  4. Viajonários - Dicas para viajar de trem pela Inglaterra - http://wp.me/p5MVZL-8dZ
  5. Espiando Pelo Mundo - Sobre trilhos mundo afora - http://espiandopelomundo.com.br/viajar-de-trem/
  6. Destinos por onde andei... - Minhas viagens de trem na Europa - http://wp.me/p7tope-29r
  7. Viajento - Suiça - Perguntas frequentes sobre viagens de trem pelo país http://viajento.com/2017/09/29/suica-perguntas-frequentes-sobre-viagens-de-trem-pelo-pais
  8. Cantinho de Ná - Como é viajar de trem pela Espanha https://cantinhodena.com.br/2017/09/como-e-viajar-de-trem-pela-espanha/
  9. Viajante Comum - De Ouro Preto a Mariana no trem da Vale http://www.viajantecomum.com/2017/09/29/de-ouro-preto-a-mariana-no-trem-da-vale/
  10. Apure Guria - Trens panorâmicos na Suíça e trajetos incríveis http://apureguria.com/europa/suica/trens-panoramicos-na-suica/