quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Farol de Itapuã - Viamão - RS

Pouca gente sabe, mas o Rio Grande do Sul também tem seu Farol de Itapuã. A diferença entre os faróis gaúcho e bahiano é que o primeiro não é tão conhecido, não foi homenageado por um compositor famoso e fica as margens de dois importantes lagos de água doce. Em comum os dois tem apenas a importância para a navegação e a paisagem marcante.

O Farol de Itapuã gaúcho foi concluído em 1860 e está localizado no município de Viamão, distante aproximadamente 50 km de Porto Alegre, no interior do Parque Estadual de Itapuã. Este parque é uma  Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. Além da questão ecológica, a região também tem importância histórica por ter sido  palco de diversos combates durante a Revolução Farroupilha (1835-1845).

Farol de Itapuã visto da Lagoa dos Patos


A localização do farol marca a divisão entre o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos.

A região é muito procurada por suas belas paisagens e pelas diversas praias de águas calmas e sombreadas pela mata nativa. O intenso fluxo de turistas levou ao fechamento do parque por uma década para recomposição dos ecossistemas, tendo sido reaberto à visitação apenas em abril de 2002. Atualmente o número de visitantes por dia é limitado, sendo necessário a aquisição prévia de ingresso para desfrutar do local. Para maiores informações, entre em contato como o Centro de Visitantes do Parque Estadual de Itapuã pelo telefone (51) 3494-8083 ou pelo email cv-itapua@sema.rs.gov.br.

Ainda hoje o acesso ao parque é feito por via terrestre, sendo que os últimos quilômetros são de estrada de chão batido. Felizmente existe um projeto de ligação fluvial entre Porto Alegre e a Praia das Pombas, uma das praias que integram o parque. No último dia 10 de janeiro um passeio de teste foi realizado para verificar o tempo de percurso, condições de navegabilidade e outros requisitos, tendo sido aprovado pelas entidades envolvidas. Agora, é necessário dotar a Praia das Pombas de um atracadouro e um pier para receber os futuros visitantes.

Esta bela paisagem foi palco de duras batalhas durante a Revolução Farroupilha.
Enquanto a ligação fluvial entre Porto Alegre e Itapuã não deslancha, é possível aproveitar os passeios turísticos oferecidos na Vila de Itapuã, próxima ao parque. Os roteiros são feitos em embarcações confortáveis e o trajeto permite conhecer o litoral da região, bem como avistar o Farol. Em dias de calor, também está previsto uma parada para um bom banho de lagoa.


Águas calmas são um atrativo a mais para os turistas.


Parque Estadual de Itapuã

Antes de visitar o parque, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente - SEMA para verificar as condições de visitação: Centro de Visitantes do Parque Estadual de Itapuã, telefone (51) 3494-8083, ou pelo email cv-itapua@sema.rs.gov.br.

6 comentários:

  1. Realmente o local é maravilhoso. Muita calma, tranquilidade, harmonia e paz. Sou ex morador do local (meados de 1955 até 1974) e tenho muitas lembranças do local. Depois, já como militar do Regimento de Cavalaria, da Serraria, muitos exercícios de combate executamos na área.

    ResponderExcluir
  2. Além de ser o farol, este lugar magnífico teve, depois de sua inauguração, atividades econômicas?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que não, pois o farol encontra-se numa área de preservação permanente. A Vila de Itapuã, por outro lado, tem crescido com o aumento da demanda dos turistas.

    ResponderExcluir