terça-feira, 11 de outubro de 2016

Caminhando e Sambando em Santa Teresa - caminhada de 3 anos do blog - Rio de Janeiro - RJ

Após uma semana de tempo fechado, chuva e frio o sol brilhou com força no último sábado, 08 de outubro, dia da caminhada comemorativa ao terceiro ano de existência do blog.

Participaram os sorteados na promoção Gastando Sola em Santa Teresa e alguns convidados. Para garantir a qualidade do evento, contamos com o apoio da guia Ludmila Gottschalk, da agência Mila Turismo, responsável pela organização do roteiro e guiamento. A logística gastronômica ficou por conta da Fornosura, que providenciou um carregamento de bolinhos decorados que arrancaram suspiros dos presentes e garantiram uma dose extra de energia para enfrentar as ladeiras do bairro.

E foi com muita alegria e descontração que o grupo se reuniu em frente à Sala Cecília Meirelles para dali seguir para o Hotel 55 Rio, antigo Hotel Bragança. O prédio ficou fechado durante muitos anos, tendo sido recentemente reformado e aberto ao público.  Aqui fomos recebidos pelo Sr. Cláudio, que contou um pouco da história do estabelecimento e a quem agradecemos pela gentileza.

Antigo Hotel Bragança, atual 55 Rio - fachada original foi preservada

No saguão do hotel

Depois, saímos da Lapa rumo à Santa Teresa pela Rua Teotônio Regadas, com uma rápida parada em frente a tradicional Adega Flor de Coimbra, considerada a mais antiga da cidade do Rio de Janeiro.

Adega Flor de Coimbra

Veja estas e outras imagens no álbum Gastando Sola em Santa Teresa em nossa página no Facebook.

Seguindo em frente, fizemos uma inevitável parada na Escadaria Selarón, um dos pontos turísticos mais visitados na região. Cariocas e turistas não cansam de admirar esta verdadeira obra de arte a céu aberto, deixada inconclusa pela morte repentina de Jorge Selarón, seu criador.

O grupo na Escadaria Selarón

Para o alto e avante!


No topo da escadaria fica a Ladeira de Santa Teresa, uma rua cuja inclinação faz jus ao nome! Felizmente Lau Parole, uma das integrantes do grupo, trouxe seu cavaquinho e soltou a voz, puxando sambinhas que animaram a caminhada morro acima, até o Parque das Ruínas.

Ladeira de Santa Teresa

É claro que depois desta subidinha puxada bateu aquela vontade de descansar na sombra e, aproveitando o momento, foram distribuídos os bolinhos da Fornosura e cantado o "parabéns a você" em homenagem ao aniversário do blog.

Descansando e aproveitando a paisagem

Ludmila e os bolinhos da Fornosura

Alimentada e descansada, a turma foi seguindo os passos da guia até o Largo do Curvelo, onde além da estação do bonde há também um conjunto arquitetônico notável. Mais alguns passos e outro largo, desta vez o dos Guimarães - ponto de maior concentração de bares, botecos, lojinhas, turistas e boêmios do bairro.

Mural que homenageia Nelson Correia da Silva, motorneiro que morreu em acidente em 2011

Outro ponto que não poderia ficar de fora é o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, que além de um belo casarão do início do século XX tem a oferecer uma extensa programação que inclui teatro, música e artes plásticas.

Um bonde chamado Gastando Sola Mundo Afora

Para terminar com chave de ouro, uma visita ao jardim do Museu Casa de Benjamin Constant, que não por acaso se constitui numa Área de Preservação Ambiental - APA em pleno centro da cidade! Aproveitando a tranquilidade do lugar, foram distribuídos brindes aos participantes e realizado o sorteio de diversos itens.

E assim, com todos cansados, mas felizes, foi encerrado o evento mais animado que o blog já promoveu até hoje! Um sincero obrigado a todos que se dispuseram a caminhar conosco nesse passeio e nestes três anos de existência, na certeza de que muitos outros virão.

Um agradecimento especial aos nossos parceiros de jornada:


  • Fornosura, porque sem ela não haveria bolo!;
  • Hotel Regina, que contribuiu com diversos itens do kit distribuído aos presentes;
  • Kaapora Design, pelos marcadores de livro super criativos em Vegplac;
  • Mila Turismo, pelo apoio na organização do roteiro e execução do guiamento.