terça-feira, 18 de agosto de 2015

Lendas São Joanenses - São João Del Rei - MG

Centro Histórico de São João Del Rei.

Ao caminhar pelas vielas de calçamento irregular de São João Del Rei o passante não se dá conta, mas refaz trajetos repetidos há centenas de anos por diferentes habitantes que também transitaram por ali. Alguns a passeio, outros apressados ou quem sabe ... enlouquecidos! Tanta história já passou por estas pedras que fica difícil conhecer todas elas. Mesmo assim há quem tente.

Inspirado pelos causos contados pelos antigos, o escritor e poeta são joanense Lincoln de Souza escreveu o livro Contam Que ..., uma coletânea de relatos assombrosos, místicos e misteriosos que tem origem no imaginário da população local. Nele o escritor registrou boa parte do rico patrimônio cultural que de outra forma acabaria se perdendo com o tempo. Em textos enxutos, aparecem personagens como D. Jacinta, que graças a sua crueldade acabou por dar nome ao bairro Segredo. Ou Mercês, uma jovem noiva enlouquecida pela dor da perda do noivo no dia do seu casamento. E ainda o defunto cujo corpo foi levado pelo Diabo!

Veja estas e outras imagens no álbum Lendas São Joanenses, em nossa página no Facebook.

Nas escadaria da Catedral de N. Sra. do Pilar.
Tendo por base estas histórias fantásticas e o cenário envolvente do centro histórico de São João Del Rei à noite, surgiu a ideia de realizar conduções turísticas noturnas juntamente com a encenação teatral das lendas. O projeto teve início em julho de 2007 e hoje encontra-se no formato atual com o título de Lendas São Joanenses. Apoiados por um carro de som, um grupo de atores trazem de volta a vida os personagens do livro, realizando performances nas escadarias da Igreja do Rosário, nas vielas e nos alpendres do casario antigo. O resultado é ótimo, pois tudo conspira para criar o clima de mistério que se instala em meio a platéia que vai acompanhando o espetáculo. Mas não se assuste, pois não se trata de um show de horrores. Mesmo as histórias mais macabras acabam ganhando um matiz suave graças ao bom humor empregado nas narrativas.

A organização fica por conta da Rumos Em Rotas, uma agência local que tem investido muito no desenvolvimento de estratégias para fomentar o turismo na região.




A equipe do GSMA assistiu ao espetáculo Lendas São Joanenses como cortesia por estar participando do 2º Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem.

Lendas São Joanenses


Onde: inicia no largo da Igreja do Rosário, em São João Del Rei - MG;
Quando: ocorre em datas pré-determinadas. Veja a agenda das apresentações no site da Rumos em Rotas (clique aqui);
Quanto: R$ 20,00 por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário