sexta-feira, 30 de junho de 2017

Parque Estadual dos Três Picos - Nova Friburgo - RJ

Esse post integra a blogagem coletiva #euadoroesseparque, uma iniciativa do grupo Pequenos Grandes Viajantes, do qual o GSMA faz parte !! Todo mês seus membros elegem um tema sobre o qual os participantes expõem o seu ponto de vista.

Como nosso negócio é Gastar Sola Mundo Afora, obviamente optamos por um parque no qual se pode realizar trilhas e escaladas, o Parque Estadual dos Três Picos - PETP. Aliás, esse parque também é conhecido como o paraíso dos montanhistas, por oferecer diversas vias de elevado nível técnico.

Sobre o PETP


O parque existe formalmente desde 2002, ano de sua criação, e é o que possui a maior área em todo o estado do Rio de Janeiro - aproximadamente 46 mil hectares, atualmente. Na sua maior parte (dois terços do total) está localizado no município de Cachoeiras de Macacu. Entretanto, devido ao seu tamanho, também ocupa parte dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim.

De acordo com Waldyr Neto, fotógrafo e montanhista,
O parque foi criado no período em que André Ilha, um montanhista bastante conhecido e engajado, foi presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Quando o parque foi efetivamente decretado, montanhistas locais foram contratados como chefes do parque e outras funções. A FEMERJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro) e o Parque convidaram os montanhistas e o povo local para um Seminário de Mínimo Impacto Ambiental, um evento que aconteceu na escola Ibelga. Nesse encontro foram definidas as premissas de ética e utilização da área, que foram a base das regras de uso público do parque. Resumindo, um parque criado e gerido por montanhistas onde existe um nível de liberdade muito acima da média de outras unidades de conservação.

Os Três Picos que dão nome ao parque

Seu nome tem origem na formação montanhosa conhecida como Três Picos, composta pelo Pico Menor, Pico Médio e Pico Maior, sendo este último o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316 metros de altitude. Considerados a principal atração do parque, atraem escaladores do mundo inteiro que vem em busca do desafio, das belas paisagens e do contato com a natureza.

Mas os atrativos do PETP não se resumem a suas três estrelas. Na localidade de Três Picos - anteriormente conhecida como Salinas - se encontram o Capacete, montanha vizinha aos Três Picos, a Caixa de Fósforo, pedra de aproximadamente 7 metros de altura equilibrada sobre um monte e o Morro do Gato. Não custa lembrar que não basta saber escalar para fazer uma via por aqui. É preciso possuir nível técnico adequado e muita disposição, uma vez que os paredões são longos, podendo chegar a 700 metros de via.

E não só de escalada vive o PETP. Gastadores de sola possuem diversas opções de trilhas, em variados níveis de dificuldade como, por exemplo, a que leva ao Vale dos Deuses - onde há um camping - ou a subida ao morro Cabeça de Dragão. A região é cortada por inúmeros rios, com a ocorrência de pequenas quedas d´águas, onde é possível tomar um banho refrescante.

Cachoeira dos Frades

Embora o lazer seja uma função fundamental na existência do parque, é preciso destacar que sua criação representou um enorme avanço na preservação ambiental com um acréscimo de 75% em toda a área protegida por parques e reservas estaduais. Sua posição estratégica forma um contínuo florestal que reúne o PETP, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Estação Ecológica do Paraíso, em Guapimirim. Isso garante a proteção dos mananciais que abastecem as cidades vizinhas, bem como a flora e a fauna da região. Que por sinal são riquíssimas, graças a uma significativa concentração de diferentes espécies.

O parque oferece uma incipiente infraestrutura para receber os turistas. Felizmente isso está mudando graças ao surgimento de pousadas e abrigos de montanha, que além de oferecerem uma estadia agradável e de baixo custo, também disponibilizam áreas para acampamento.

Preciso voltar!


Costumo dizer que a visita que fizemos ao Parque é um problema mal resolvido, não porque tenha sido ruim, mas porque precisamos voltar para poder apreciar novamente a exuberância do lugar.

Na verdade essa primeira ida fez parte de uma Expedição Fotográfica Assistida, organizada por Waldyr Neto, cujo objetivo era fotografar as paisagens do parque com ênfase nos Três Picos, aproveitando o feriado prolongado do Dia do Trabalho.

Quem fotografa em ambiente natural sabe que as condições climáticas são determinantes e imprevisíveis. Chegamos na noite de 28 de abril sob uma forte neblina que se estendeu até a noite do dia 30!

Os Três Picos encobertos pela neblina

Nesse período realizamos diversas trilhas a pontos estratégicos para registrar os famosos Três Picos, mas na maior parte do tempo a neblina era tão densa que a visibilidade era praticamente nula.

Sempre que as cenas de plano aberto ficavam prejudicadas, aproveitávamos para fotografar o efeito da água sobre a vegetação, bem como detalhes da flora e fauna locais.

Quaresmeiras em flor

Perólas de orvalho

João de Barro

Inacreditavelmente, de forma súbita, a cortina de água levantou na última noite de estadia e podemos então registrar o céu noturno. Quem nasceu e cresceu em cidades grandes, profusamente iluminadas, talvez não tenha noção do que é um céu estrelado num ambiente livre de poluição.

Céu noturno, sem poluição ou excesso de luz

Na manhã seguinte o sol apareceu, o céu permaneceu azul e finalmente registramos os Três Picos em toda sua grandeza.

Hospedagem


Refúgio Canto da Pedra

Ficamos hospedados no Refúgio Canto da Pedra, que foi reservado exclusivamente para o nosso grupo. Apesar de simples, oferece o apoio logístico e conforto necessários para uma boa estadia: energia elétrica, fogão, geladeira e banheiros com banho quente.

O dormitório é no mezanino e cada um deve levar seu saco de dormir, embora haja colchonetes disponíveis.

O pessoal do refúgio se encarregou de manter a turma bem alimentada com café da manhã reforçado, almoço e janta. Comida caseira, muito bem preparada com ingredientes frescos, cultivados nas propriedades do entorno. Destaque para o rodízio de pizzas no forno à lenha que rolou na noite de domingo.

Outra dica importante: bem próximo fica o Sítio Tartari, onde é vendida cerveja artesanal de excelente qualidade!!

Casa do Português

O parque engloba diversas propriedades rurais

Amanhecer no Jaborandi

Vale do Jaborandi encoberto pela neblina

Onde ficar


Abrigo República Três Picos

  • Abrigo República Três Picos – Tel. (21) 2245-7969 / 9254-2794 – Email: r3p@republicatrespicos.com.br – Contato: Paulo Mascarin
  • Abrigo Três Picos – Tel. (22) 9836-7555 – E-mail: refugio@trespicos.com.br – Contato: José Augusto (Zezinho)
  • Refúgio Canto da Pedra - Tel. (21) 99261-8407 - Contato: Alexandre Portela
  • Refúgio das Águas – Tel. (22) 2543-3504 – Contato: Sérgio Tartari ou Rosângela
  • Refúgio Pico Maior – Tel. (22) 2543-3512 – Contato: Sérgio Poyares

Fontes


TRILHAS E RUMOS. Parque Estadual dos Três Picos: paraíso dos escaladores. Disponível em https://trilhaserumos.com.br/dicas-roteiros/parque-estadual-dos-tres-picos-paraiso-dos-escaladores/. Acessado em 25 jun. 2017.

WALDYR NETO. A Magia da Montanha. Disponível em http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/. Acessado em 29 jun. 2017.

WIKI PARQUES. Parque Estadual dos Três Picos. Disponível em http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_dos_Tr%C3%AAs_Picos. Acessado em 25 jun. 2017.


Blogs participantes


Este post faz parte da blogagem coletiva #euadoroesseparque. Confira aqui a lista dos Blogs Participantes



  1. ILoveTrip - Parque da Cidade de Brasília: Conheça o Maior Parque da América Latina!;
  2. Destinos por onde andei... - Parque Lage, Rio de Janeiro, um oásis de paz na Cidade Maravilhosa;
  3. Vem pro Parque! - Inauguração do Parque Aquático Hot Beach Olímpia, nós fomos!;
  4. Atravessar Fronteiras - Parque das Garças à beira do lago em Brasília;
  5. Cantinho de Ná - Parque Dona Lindu em Recife: urbanismo à beira-mar;
  6. Gastando Sola Mundo Afora - Parque Estadual dos Três Picos;
  7. Viajonários - Holland Park e Kyoto Garden, o jardim japonês mais bonito de Londres;
  8. Uma Senhora Viagem - Balboa Park, Uma Maravilha em San Diego, Califórnia;
  9. Somando Destinos - Stanley Park, um paraíso verde em Vancouver;
  10. Ligado em Viagem - Como ir de carro ou trem de Londres para o Parque da Peppa Pig;