quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ipiabas - Barra do Piraí - RJ

Tranquilidade tem se tornado um bem precioso e difícil de encontrar ultimamente. Com o crescimento das cidades, a cada feriado hordas de turistas invadem recantos antes bucólicos e pacíficos, trazendo consigo as mazelas que gostariam de deixar para trás.

Por isso foi com grata satisfação que passamos alguns dias curtindo a paz, o sossego e o clima ameno de Ipiabas, um pequeno distrito do município de Barra do Piraí. E o mais incrível é que este oásis está localizado a apenas duas horas de carro da cidade do Rio de Janeiro.

O centro de Ipiabas é pequeno e pode ser percorrido a pé em bem pouco tempo. Não há muito para ver além da antiga estação da linha férrea e da vila dos ferroviários. Por outro lado, é de fácil acesso e está bem servido pelo comércio local, com farmácias, bares, restaurantes e super-mercado.

Caminhos rurais.

Mas quem vem a Ipiabas não está interessado na parte urbana e sim em seu interior. No passado as fazendas de café prosperavam, deixando casarões que merecem ser visitados. E hoje, como a base econômica do município ainda é o agronegócio, há diversas propriedades rurais espalhadas pela região que ajudam a manter o clima rural da paisagem. Aqui é possível explorar as trilhas em longas caminhadas para apreciar a natureza e avistar uma infinidade de pássaros, com destaque para os tucanos, pica-paus e canários.

Veja estas e outras imagens no álbum Eu Quero Uma Casa no Campo em nossa página no Facebook.

Pica-pau ao amanhecer.

Outra atração importante é a Cachoeira de Ipiabas, formada por duas quedas, uma com 3,5m de altura e a outra com 5m. Estivemos ali no início de fevereiro deste ano, época de estiagem, e o volume de água era impressionante! Apesar da correnteza, havia pequenas piscinas naturais próprias para banho. Infelizmente também havia muita sujeira deixada pelos frequentadores que não se dignam a recolher o lixo que produzem. Outro problema é a falta de sinalização para chegar até a cachoeira. Apesar do acesso ser relativamente fácil, é preciso conhecer o caminho para não se perder nas diversas bifurcações existentes na estradinha de chão batido que leva até ela.

Cachoeira!

O turismo ecológico vem se desenvolvendo aos poucos em Ipiabas, que já conta com uma boa infra-estrutura para receber seus visitantes. No Portal da Prefeitura de Barra do Piraí é possível encontrar uma relação de hotéis e pousadas que atendem a localidade. E ai vai uma dica: Ipiabas fica a 16km de Conservatória, onde os custos de hospedagem são bem maiores. Graças a isto, muitos turistas que se dirigem a Terra da Seresta preferem se hospedar por aqui devido aos preços mais acessíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário