segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Paraná sediou maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil - Curitiba - PR

De 1º a 4 de novembro Curitiba se viu cercada por uma multidão armada até os dentes com celulares, laptops, câmaras fotográficas e todo tipo de bugigangas eletrônicas (sem essa de gadgets, ok?) necessárias para o contato com o mundo virtual. Felizmente era um exército do bem, formado por mais de 150 blogueiros interessados em conhecer as belezas da cidade, aprender sobre a blogosfera e fazer amizade com os nativos - se bem que a interação entre os membros dessa troupe também era intensa!

Paulo e Renata posando de par de vasos no Jardim Botânico de Curitiba

Na verdade esse povo todo era formado por blogueiros filiados à Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - RBBV, que vieram à capital paranaense para participar de um encontro destinado justamente a reunir essa turma que anda dispersa pelo mundo, mantendo intensos contatos virtuais, mas com poucas oportunidades de se encontrarem frente a frente.

É claro que o Gastando Sola estava lá, atento a tudo e aproveitando cada momento para aprimorar ainda mais os conteúdos que levamos aos nossos seguidores. Foi uma verdadeira maratona de eventos, alternando palestras técnicas, atividades turísticas e confraternizações. Dá só uma olhada no que rolou nesse meio tempo:

Dia 1º

Pela manhã visita à Torre Panorâmica - anteriormente uma antena de celular localizada no ponto mais alto de Curitiba, hoje tornou-se um ponto de observação, permitindo uma visão da cidade em 360 graus.

A tarde City Tour na Linha Turismo - passeio em ônibus de dois andares com guia, exclusivo para os participantes do ERBBV! Foram feitas paradas  no Jardim Botânico, Unilivre e Parque Tanguá.

A guia Viviane e seu microfone estiloso

Como muitos blogueiros já haviam realizado essa atividade em outros momentos foi aberta uma programação alternativa, o Curitidoce - um tour de degustação de doces passando pelos seguintes locais: Cuore di Cacao, Mary Ann Apple Factory, Kinkan Sweet e Bazar Doce Pâtisserie.

E a noite ocorreu a abertura oficial do evento em grande estilo no Hard Rock Cafe Curitiba, quando os blogueiros foram recepcionados com coquetéis e petiscos.

D. Renata relembrando seus tempos de rock star com Julia Sampaio, do blog Fora da Toca

Dia 02 - passeio à Morretes

O dia começou cedo graças a um passeio à Morretes oferecido pela Serra Verde Express. Enquanto esperavam o embarque os blogueiros foram convidados a participar da "cerimônia do adeus" junto com Rudi, o especialista em desejar boa viagem aos passageiros que partem da estação. O trecho de ida foi feito via rodoviária.

Rudi, The Goodbye Man, em ação

Na chegada foi feito uma parada para apresentar ao grupo o Parque Temático Hisgeopar, onde a história e a geografia do Paraná são contadas de forma lúdica, com réplicas de engenho, rodas d´água, pilão, moinhos, rios, cachoeiras, trem etc. O mais interessante, e divertido, é curtir as miniaturas em movimento que interagem com o público.

Uma das muitas figuras que encantam os visitantes

O Restaurante Madalozo recepcionou os participantes em Morretes com um almoço no qual foi oferecido um cardápio com diversas opções deliciosas e onde se destacou o famoso barreado - prato típico da região.

Restaurante Madalozo

O retorno foi  de trem, numa cortesia da Serra Verde Express, que ofereceu a todos os participantes do ERBBV o famoso Passeio Por do Sol. Pelas janelas da composição foi possível admirar as belezas da serra paranaense. Pena que o tempo nublado não colaborou no quesito por do sol, mas com isso fica a desculpa para voltar e fazer novamente o passeio.

Uma viagem emocionante, com belas paisagens ao entardecer 

A noite a confraternização foi no Gards Rooftop, uma excelente oportunidade para descontrair e atualizar os contatos.

Dia 03

Hora de sossega o facho para aproveitar os conteúdos das palestras técnicas que se sucederam durante o dia, mas antes, um café da manhã reforçado - cortesia do Mercado Municipal de Curitiba.

Café da manhã recheado de sabores e esmero na decoração

Palestras da manhã

Viva o Mercado Municipal de Curitiba
Palestrante: Francielle Zuffo - Relações Públicas do Mercado Municipal

TripAdvisor - a nova rede social de viajantes by TripAdvisor
Palestrante: Leandro Oliveira - atua há mais de 5 anos no segmento de Turismo do TripAdvisor como desenvolvedor de mercados internacionais, com foco na América Latina.

Leandro Oliveira apresenta a nova formatação do TripAdvisor

Painel De hobby a profissão - formas de monetizar seu blog
Moderadora: Claudia Beatriz Saleh - fundadora da RBBV e criadora do blog e da revista Aprendiz de Viajante
Painelistas: Maurício Oliveira, Fernanda Souza e André Strauss

A Importância do audiovisual na era digital
Palestrante: Ricardo Almeida - professor do Curso de YouTube e cofundador da Coletive, uma aceleradora de canais do YouTube

Painel Criando  produtos relacionados ao blog
Moderadora: Claudia Beatriz Saleh
Painelistas: Patricia Papp, Carol Moreno e Vinícius Teles

Palestras da tarde

Painel Mídias Sociais - comunidade, crescimento e engajamento
Moderador: Rafael Miranda - criador do blog Para Viagem, membro da coordenação da RBBV e responsável pela Comissão de Parcerias
Painelistas: Maira Miranda, Andrea Nogueira e Camila Siqueira

Painel Boas práticas para ser considerado para press trips, eventos e parcerias
Moderadora: Renata Sucena - criadora do blog Viagem em Detalhes e consultora na área de marketing digital
Painelistas: Jessica da Conceição (Scritta), Renata Mendes (Serra Verde Express) e Declev Reynier (Turista Profissional)

SEO para iniciantes
Palestrante: Roni da Silva Souza - fundador do grupo Elefante Rosa

Roni apresenta SEO, um assunto sempre na pauta dos blogueiros 

Estratégias de marca e reputação para seu blog
Palestrante: Andrei Scheiner - líder de Interactive – Digital Business na Cognizant Brasil

Estruturas empresariais e tributárias para otimização dos resultados financeiros
Palestrante: Rodrigo Vieira - advogado dos sites Seguros Promo e Passagens Promo

Depois de absorver tantos conteúdos importantes para o seu dia-a-dia, os blogueiros tiveram oportunidade de relaxar na Festa de Confraternização que rolou no restaurante Ópera Arte, localizado no andar de baixo da Ópera de Arame. Foram servidos coquetéis, bebidas diversas, petiscos e pratos quentes.

Dia 04

Visita exclusiva à Arena da Baixada

O Clube Atlético Paranaense abriu suas portas para receber os participantes do encontro.

Palestras

Painel Contando histórias através do Youtube (dicas e ferramentas)
Moderador: Maurício Oliveira - criador do perfil @aventureiros, no Instagram,  do portal colaborativo Trilhas e Aventuras e dos blogs Viagens Possíveis e  Turismo LGBT
Painelistas: Robson Franzoi, Ana Luiza Strauss e  Angie Sant Ana

A ferramenta mais rentável para monetizar em 2019
Palestrantes: Vinícius Teles - junto com Patricia criou o blog Casal Partiu e tornoram-se o primeiro casal de nômades digitais do Brasil

SEO nível médio e avançado
Palestrante: Roni da Silva Souza

Painel Melhorando o rendimento de programas de afiliados em seu blog
Moderador: Rafael Miranda
Painelistas: Ana Catarina Portugal, Fábio Angheben, Paulo Rodrigo Zamboni e Julio Galvão

Ana Portugal solta o verbo sobre as dores e as delícias dos programas de afiliação

Capacitação Curitiba
Palestrante: Alexander Roger - servidor do Instituto do Turismo, historiador e guia com mais de 18 anos de atuação

Alexander deu uma aula sobre Curitiba e seus atrativos

Encerrados os trabalhos os blogueiros partiram para o último compromisso oficial do evento, o Jantar de Encerramento no restaurante O Jardineiro. Foi uma festa digna de figurar nos anais dos Encontros da RBBV com um buffet delicioso, música ao vivo e até um baile improvisado. Definitivamente memorável.

Nosso muito obrigado

Um evento do porte do ERBBV2018 não se torna realidade do dia pra noite, nem se paga sozinho. É o resultado do trabalho duro e constante de uma equipe de voluntários que acreditam no fortalecimento da rede e toparam esse desafio. Além deles, é claro, temos muito a agradecer aos patrocinadores, parceiros e apoiadores que de uma forma ou de outra colaboraram para tornar o encontro possível.

Patrocinadores: Trip Advisor, Booking, Seguros Promo, Easysim4u, ViajaNet.
Parceiros: Institito municipal Curitiba Turismo e Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Apoiadores: Belvitur, Curta Curitiba e Serra Verde Express

Um agradecimento todo especial a equipe da RBBV que segurou a peteca e fez tudo funcionar direitinho:

Cláudia Beatriz, do Aprendiz de Viajante, Rafael Miranda, do Para Viagem, Maíra Silveira, do Aos Viajantes, Renata Sucena, do Viagem em Detalhes e Daniela Duarte, do Blog Só Viagem.

Até a próxima pessoal!

Participar do maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil é sempre muito bacana - essa foi nossa segunda participação. É uma oportunidade para estreitar os laços de antigas amizades, conhecer gente nova, aprender muito sobre novos destinos e, claro, sobre a parte técnica e administrativa do negócio. Afinal é para crescer e aprimorar nosso trabalho que nos dispomos a participar do Encontro RBBV 2018.

Um grande abraço a todos!

Um comentário:

  1. The itinerary seems to include a diverse range of activities, from sightseeing to food tours. Were there any specific experiences that stood out as favorites among the bloggers? Tel U

    ResponderExcluir