segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Igreja da Penha - Festa da Padroeira - Rio de Janeiro - RJ


A devoção à Nossa Senhora da Penha de França teve sua origem na Europa e data do século XV. A primeira imagem invocada como Na. Sra. da Penha teria sido encontrada na Penha de França, em 19 de maio de 1434, por Simão Vela, na serra de mesmo nome e situada na província de Salamanca, no norte da Espanha.


Imagem de Nossa Senhora da Penha
Our Lady of Peñafrancia Statue

No Rio de Janeiro o culto é bastante antigo e cercado de lendas, conforme já contamos neste post sobre a Igreja da Penha.

Vista de Igreja da Penha
Our Lady of Peñafrancia Church view

Na ladeira de acesso ao Santuário são instaladas as barracas de alimentação, onde é possível encontrar de tudo: desde churrasco, comidas nordestinas e quitutes tradicionais.

Quiosques na entrada do Santuário
Our Lady of Peñafrancia Sactuary - Celebration
 As bandeiras enfeitam o caminho e sinalizam o período de festa, podendo ser vistas de muito longe.

Bandeiras enfeitam a escadaria e a Igreja
Flags adorn the stairs and the church

Vista do Complexo do Alemão a partir do topo da escadaria
Complexo do Alemão view from the top of the stairs

Vista do interior da Igreja
View of the church interior

Detalhe do altar
Detail of the altar
O mês de outubro é a melhor época para visitar o Santuário da Igreja da Penha, pois é quando se realizam os festejos da padroeira com celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos e apresentação de corais.


Our Lady of Peñafrancia Church - Celebration

The cult of Our Lady of Peñafrancia is quite old and surrounded by legends, as we already have this post about the Penha Church.

On the slope access to the Sanctuary are installed the food stalls where you can find typical Brazilian foods such as barbecue, tapioca and traditional sweets.

The flags adorn the path and signal the festive period and can be seen from far away.

October is the best month to visit the Our Lady of Peñafrancia Sactuary, as it is when performing the celebrations of the patron with masses every hour on Sundays, concerts, religious processions, Masses camp and presentation of folk groups and choirs.