quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Torres de Bonsucesso, uma trilha inacabada - Teresópolis - RJ

Depois de um tempo de relativa inatividade aquela velha amnésia que acomete os trilheiros de montanha começou a fazer efeito e a vontade de voltar a ativa veio com força total.

Seguindo a sugestão de um amigo, optamos abrir a temporada com as Torres de Bonsucesso - um atrativo muito bacana, mas não tão conhecido como outros da região serrana do Rio de Janeiro.

As torres, vistas da base

Na verdade as torres são um imponente maciço rochoso com três picos que se salientam no conjunto: o Ferro de Passar Roupa, a Torre Central e a Torre Maior.

Antes de mais nada é preciso dizer que a trilha é sensacional, mas um pouco exigente em termos físicos. Infelizmente meu preparo não estava a altura do desafio e tive que interromper a subida próximo a primeira torre. Mesmo assim, posso garantir que vale a pena encarar esse desafio e já tenho como certo o retorno para espantar essa "mancha" do meu currículo!!

Como chegar

Siga pela estrada RJ-130 que liga Teresópolis à Nova Friburgo. Como não há sinalização específica indicando a entrada para as Torres, ao chegar na localidade de Bonsucesso (daí o seu nome) fique atento a uma rua que começa logo abaixo de uma igreja, que leva ao Vale dos Lúcios. Ao chegar numa bifurcação que tem um bar no meio, pegue à direita e entre numa estrada de chão batido com diversas propriedades rurais. No final dessa estrada há um estacionamento onde se deve obrigatoriamente deixar o veículo e pagar uma taxa ao proprietário. No dia, pagamos R$ 20,00.

Rumo ao início

A partir daí é preciso seguir por uns 500 m até o início da trilha propriamente dito. É fácil de localizar, pois fica junto às instalações de captação de água que abastecem a residência e as lavouras da fazenda.

Para o alto e avante!

A trilha tem início numa porteira e segue por uma mata fechada por quase dois quilômetros. Por um lado isso mantém a temperatura agradável e protege do sol forte (principalmente no verão!), mas por outro impede que seja possível apreciar o entorno. O caminho é, na maior parte, bem demarcado. Em alguns trechos a vegetação começa a tomar conta, principalmente trepadeiras que atrapalham um pouco a progressão. Também encontramos algumas árvores caídas sobre a passagem, fazendo parecer que está na hora da trilha passar por um manejo para conservação.

Porteira que dá acesso à trilha

Depois da mata vem um trecho ainda mais íngreme, cercado por um mato alto formado por samambaias e capim-navalha - cujas lâminas estava especialmente afiadas no dia ... Nessa parte os degraus foram cavados na terra e, quando molhados, ficam extremamente escorregadios. O lado bom é que a partir desse ponto começa a se descortinar uma belíssima paisagem, a qual pode ser apreciada a partir de alguns mirantes naturais mesmo antes de se alcançar a primeira torre.

Torre Maior, vista de um dos mirantes

Localidade de Bonsucesso, vista do alto da trilha

No dia em que fizemos a trilha estava muito quente e o sol era implacável. Inclusive a senhora que veio falar conosco no estacionamento disse que fazer a subida naquelas condições "era coisa de maluco!!". Como uma parte significativa do deslocamento é feita a céu aberto, fica a dica para escolher uma época do ano mais amena no quesito temperatura.

Ficha técnica
Extensão:em torno de 12.000 m (ida e volta);
Localização:Teresópolis - RJ
Saída:A partir de uma porteira numa propriedade rural
Altura máxima:1.860 m acima do nível do mar - Torre Central
Desnível:aproximadamente 800 m até o Ferro de Passar Roupa

Para ver o tracklog da trilha, clique aqui. É importante destacar que a trilha foi interrompida próximo a torre Ferro de Passar.

Falar sobre o nível de dificuldade de uma atividade como esta não é fácil, pois há vários elementos subjetivos que interferem na percepção do praticante, principalmente no que diz respeito a condicionamento físico e equipamento utilizado. Por isso, para padronizar as análises sobre trilhas, utilizamos a norma brasileira NBR 15505-2 - Turismo com atividades de caminhada - Parte 2: Classificação de percursos.

Classificação do percurso
de acordo com a NBR 15505-2
Severidade do Meio:2 - Moderadamente severo
Orientação no Percurso:2 - Caminho ou sinalização que indica a continuidade
Condições do Terreno:3 - Percurso por trilhas escalonadas ou terrenos irregulares
Intensidade de Esforço Físico:3 - Esforço significativo

Análise da classificação
  • Severidade do meio: em caso de chuva, extensos trechos tornam-se escorregadios; no verão, é alta a probabilidade de exposição ao sol e a temperaturas superiores a 32 °C; a trilha é deserta, não há casas, pontos de apoio ou uma estrada com fluxo de veículos; o trajeto é feito quase que em sua totalidade  por vegetação densa  e em terreno irregular; não há pontos de captação de água potável;
  • Orientação: o caminho não é bem sinalizado, mas o risco de desorientação é mínimo. Em alguns pontos a trilha fica encoberta pela vegetação e é necessário redobrar a atenção para não se desviar do percurso;
  • Terreno: típico de montanha, com elevação significativa durante todo o percurso;
  • Esforço físico: esteja preparado para uma subida constante, do início ao fim da trilha; faça paradas curtas sempre que necessário, mas não se demore demais no caminho.

Como referência, segue o tempo gasto nessa caminhada:

Subida
Início:09:15
Chegada:12:20
Retorno
Início:12:36
Chegada:14:30

Uma pausa para respirar

Terminada a trilha, há uma mesa e alguns bancos rústicos onde o pessoal aproveita para se recompor antes de retornar à civilização. Instantes antes de largar a mochila percebi que havia uma baita aranha no tampo da mesa, como se estivesse ali para alertar que sempre é bom manter os equipamentos fechados e verificar o conteúdo de botas e luvas antes de calça-los.

Veja quem nos esperava no final da aventura ...

2 comentários:

  1. Oi, Paulo

    Meu nome é Larissa e faço parte do departamento de afiliados de Civitatis. Estou entrando em contato com você porque li seu blog e acho que nossos tours e atividades poderiam funcionar muito bem se você se afiliar ao nosso programa, o que lhe permitiria gerar vendas e receber comissões facilmente.

    Nosso programa de afiliados está focado não só em gerar parcerias rentáveis, mas também ajudar os viajantes, seus leitores, a aproveitar suas viagens ao máximo.

    Civitatis é a plataforma líder em reserva de excursões, visitas guiadas e atividades em espanhol no mundo inteiro, com mais de 10 anos de história, 12.000 atividades em 600 destinos de 80 países e mais de 3 milhões de clientes satisfeitos.

    Devido ao grande número de pessoas do Brasil e de Portugal que viajam para conhecer novos lugares tanto na Europa quanto em outros destinos relevantes, consideramos que seja válido apresentar o nosso programa de afiliados para que você possa começar a contar com uma fonte financeira extra.

    Você tem a liberdade de decidir que destinos linkar e que atividades recomendar. Se você ainda não usou nossos serviços, você pode ver os comentários daqueles que já o fizeram. Somos transparentes e publicamos todos os comentários de nossos clientes, mesmo que esse seja negativo (e são mínimos).

    Se você não sabe por onde começar, não se preocupe porque iremos lhe assessorar de maneira personalizada, dando dicas e conselhos sobre as melhores práticas e os destinos preferidos dos viajantes.

    Se você já trabalha com outros partners, sugerimos que você coloque nossos links apenas em alguns de seus posts para que você possa ver os resultados sem ter que realizar um grande esforço. Temos certeza de que em um curto período você poderá ver seus ingressos aumentarem.

    Lhe convidamos a visitar nosso site para ver nossos produtos e nosso programa de afiliados. Se você tiver interesse e desejar obter mais informações sobre as recompensas e o programa, estou à disposição para ajudar. Caso queira se cadastrar, você pode fazê-lo neste link: https://www.civitatis.com/pt/afiliados

    Aguardo seu contato.

    Atenciosamente,

    Larissa
    *Desculpe entrar em contato por aqui, mas não encontrei seu email de contato no blog.

    ResponderExcluir
  2. You mention that the trail is physically demanding, and you had to stop near the first tower. What were some of the specific challenges you encountered on the trail, and how would you prepare differently for a future attempt? Tel U

    ResponderExcluir