terça-feira, 2 de setembro de 2014

Retrospectiva Contagem Regressiva #03

Trilha Inca Curta


Para manter o controle sobre seu vasto território, os incas construíram um sistema de estradas com mais de 30.000 km de extensão, ligando Cuzco a regiões onde hoje se encontram países como Argentina, Chile e Brasil. Boa parte desta infraestrutura viária desapareceu após a colonização predatória empreendida pelos espanhóis, mas, como estes não cruzaram o rio Urubamba, os trechos remanescentes ali localizados permaneceram relativamente intactos até serem redescobertos no início do século XX. Este fato histórico também explica porque Machu Picchu chegou até nossos dias tão bem preservada.

A Trilha Inca é um do trechos que ligavam Cuzco à cidade sagrada de Machu Picchu e é considerada uma das trilhas mais famosas que existem, atraindo trilheiros de diversas partes do mundo, tanto pelo desafio da altitude quanto pelas belas paisagens e sítios arqueológicos que se avista no decorrer do percurso. Boa parte do calçamento preserva as pedras originais e encontra-se em bom estado devido as constantes obras de manutenção e restauração sob responsabilidade do governo peruano.

Ao longo do caminho há abrigos onde se pode fazer paradas técnicas para organizar o equipamento, reidratar e realizar lanches rápidos. É proibido comer ao longo do caminho, principalmente nos sítios arqueológicos, e também não se pode deixar nada para trás. Todo o lixo produzido deve ser levado para ser descartado no Posto de Controle de Machu Picchu.

A foto abaixo mostra o primeiro refúgio que se encontra após passar pelo posto de controle de Chachabamba. A geografia acidentada, a altitude e a escassez de terreno plano fazem com que a subida se torne penosa em alguns trajetos, daí a necessidade destes pontos de descanso encravados nas encostas das montanhas.

Refúgio na encosta da montanha.

Foto publicada no post Trilha Inca Curta em 23 de abril deste ano.

Como parte das comemorações do aniversário do GSMA estamos publicando fotos de momentos marcantes deste primeiro ano de caminhada.

Promoção Gastando Sola No Morro da Conceição



O GSMA está completando 1 ano de existência e vamos comemorar com uma caminhada no Morro da Conceição. Será no dia 14 de setembro e o blog está promovendo o sorteio de 30 participantes que irão desfrutar do passeio gratuitamente. Para participar, basta se inscrever clicando aqui! Só não esqueça de clicar no botão QUERO PARTICIPAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário