sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Música na Praça São Salvador - Rio de Janeiro - RJ

O Rio de Janeiro possui um costume que revela muito da alma carioca: a reunião de amigos para tocar e se divertir nas famosas Rodas de Samba. Pode ser em qualquer lugar, a qualquer hora, com ou sem cachê. O importante é a disposição para cantar e acompanhar o ritmo, nem que seja numa caixa de fósforos.

Alguns recantos da cidade são tradicionais pontos de encontro de rodas de samba, como a Feira da Glória, a Praça General Glicério e a Praça São Salvador, no Flamengo.

Roda de samba na Praça São Salvador.
Aliás, a Praça São Salvador é um dos pontos preferidos desta turma e as apresentações são prestigiadas pelos moradores do entorno, por cariocas de outros bairros e turistas interessados em conhecer a essência do povo brasileiro. Vários grupos se alternam democraticamente na ocupação do espaço, preenchendo uma agenda que inicia por volta das 18h00 de sábado e às 10h00 de domingo. As noites de sábado constumam ser bem animadas, as vezes até demais, motivo pelo qual a música tem hora para acabar: 22h00.

Músicos profissionais e amadores se unem pelo prazer de fazer música.
A audiência na praça é eclética e não é raro encontrar entre os presentes artistas ou personalidades ilustres. Celebridades em acensão costumam dar suas voltas por aqui na esperança de serem notadas e avaliar sua popularidade.
Até o Rei veio dar uma palhinha na praça ... Só que não!
Diga-se de passagem que não só de rodas de samba vive a Praça São Salvador. Volta e meia ela costuma abrigar espetáculos de outras áreas como o circo e música popular brasileira. No final do ano passado, aqui teve lugar uma apresentação especial de Carlos Evanny, que se apresenta, modestamente, como o Cover Oficial do cantor Roberto Carlos. Evanny Iniciou sua carreira na década de 70, quando começou com as imitações do Rei e, em 40 anos de carreira, conquistou fama nacional. Costuma se apresentar em shows e passeios de iate, tendo gravado mais de 15 discos.

Para curtir o que rola na praça é só chegar. É tudo 0800 como se diz no Rio (de graça!). E se a sede apertar e baixar aquela vontade de tomar uma cervejinha gelada, um dos muitos ambulantes que circulam por aqui estará pronto para atendê-lo. Aos domingos também é possível apelar para uma das muitas barracas que oferecem petiscos e drinks variados.

Gostou? Então venha!

Praça São Salvador

Como chegar:
De metro: descer na estação Flamengo e subir a rua Paissandu. Dobre à direita na primeira esquina.
De ônibus: A linha 401 tem seu ponto final na praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário