segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A bicharada do Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ

A diversidade de plantas do Jardim Botânico associada a proximidade das florestas do Parque Nacional da Tijuca e do Parque da Cidade reúnem as condições ideais para que uma rica fauna se desenvolva, para deleite dos visitantes. Sem muito esforço, numa única visita é possível avistar caxinguelês (ou esquilos), macacos e um simpático bicho-preguiça. Isto sem falar na imensa variedade de pássaros, que será tratada em outro post.

Silenciosos, discretos e incrivelmente rápidos! Assim são os caxinguelês que costumam dar o ar da graça nos gramados e ramarias do Jardim Botânico. Agitados, atentos a tudo, eles desenvolvem coreografias malucas procurando frutas e sementes por toda parte para armazená-las em suas tocas.







Normalmente o bicho-preguiça habita a parte mais alta das árvores, mas ocasionalmente desce para se deslocar pelo solo. Quando isto acontece em meio aos visitantes, imediatamente vira a atração do momento, com todos querendo uma foto do simpático animal.





E sempre haverá os macacos! Para localizar os bandos em meio às arvores fique atendo aos gritos agudos que eles emitem para se comunicar. Ou ao som das pancadas produzidas quando eles batem com as nozes nas pedras para quebrá-las.

















E uma dica: olhe a vontade, mas nunca tente interagir com os animais, pois eles são ariscos e podem ficar agressivos quando se sentem ameaçados.

Para maiores detalhes sobre a localização e horários de visitação, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário