sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ

Quando se fala no Bairro das Laranjeiras, normalmente se pensa na parte baixa - aquela que fica no entorno das ruas Laranjeiras e Pinheiro Machado. Entretanto, alguns pontos ficam na parte alta dos morros que cercam o bairro, distantes das áreas de maior circulação. Um exemplo bem conhecido é o Mirante Dona Marta que, oficialmente, fica em Laranjeiras.

Outro mirante, bem menos conhecido, pode ser encontrdo seguindo a Rua Cardoso Jr. morro acima. A região é tranquila e cercada de casas ou pequenos prédios residenciais. Não há o burburinho de carros e gente que se encontra na parte baixa (ainda bem!), pois o local é frequentado em grande parte apenas por moradores ou conhecedores do lugar.

Para o alto e avante!
O traçado da rua é sinuoso, sendo comum encontrar curvas bem fechadas. Isto ocorre devido a enconsta do morro ser muito íngreme, fazendo com que a via siga as curvas de nível do terreno. Caso contrário, dificilmente um carro conseguiria subir por aqui.



Uma das curvas da Cardoso Jr.
O mirante propriamente dito é uma parte do passeio de pedestres que acompanha a rua e se alarga neste ponto. Dali é possível ter uma visão ampla da cidade. Em primeiro plano se avista o bairro das Laranjeiras e os morros que circundam a região.

Rua Cardoso Jr. com o mirante ao fundo.

O ideal é visitar o mirante num dia claro para facilitar o avistamento de pontos relevantes na paisagens. Uma dica é levar câmera fotográfica e um bom binóculo para fazer a subida valer a pena e guardar boas lembranças.

Vista do Mirante da Cardoso Jr.: Laranjeiras na parte baixa, Morro Dona Marta e Corcovado ao fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário