terça-feira, 6 de maio de 2014

MCT - PUCRS - Porto Alegre - RS

Nem só de churrasco e chimarrão vivem os gaúchos, também há espaço para ciência, tecnologia, aprendizado e ... diversão! Aliás, quando se trata do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS - MCT espaço é o que não falta. Nem atrativos.

Localizado num dos prédios mais modernos do campus universitário, o MCT é um local aberto ao público em geral e pensado para ser um canal de difusão do conhecimento através de exposições elaboradas para despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências. Aqui o visitante é convidado a se envolver em experiências inusitadas e divertidas, tornando-se agente de seu próprio aprendizado.


O MCT oferece diversas atrações interativas.

Logo na entrada o esqueleto completo de uma baleia-de-Bryde parece receber os visitantes com um largo sorriso. Mais a frente, um pêndulo de Foucault balança suavemente, hipnotisando os passantes com seu movimento lento e ritmado. A parada é estratégica, pois a partir do local do pêndulo se tem uma visão panorâmica do saguão e ai a dificuldade é decidir qual atração explorar primeiro.

Eletrostática: um show de arrepiar!

Aqui se misturam o passado, o presente e o futuro. O MCT mantém tanto coleções que abrigam um vasto acervo de fósseis e peças provenientes de escavações arqueológicas, quanto espécimes representativos da biodiversidade brasileira e equipamentos que contam de forma viva o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Tudo é pensado para ser auto-explicativo, mas um time de monitores se encarrega de tirar dúvidas e orientar sobre o funcionamento das instalações.



Giroscópio atrai o público jovem.

Há opções para todas as idades. Se você tem filhos pequenos pode ter certeza de que eles não ficarão entediados neste museu. Aliás, o MCT oferece um espaço para eventos que inclui a realização de festas infantis.

Contador geiger para medir radiação.

A possibilidade de operar diversos aparelhos científicos e observar os resultados obtidos é um importante atrativo do MCT. Aqui os fenômenos naturais são vistos, explicados e até mesmo testados.


Funcionamento:

O Museu funciona de terças a quintas-feiras das 9h às 17h, sextas-feiras das 9h às 21h; e sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

O visitante pode utilizar o estacionamento da Universidade, mediante o pagamento de uma taxa.

Ingressos:

Geral: R$17,00
Promocional: R$13,50 - para crianças de 4 a 12 anos (de terça a sexta-feira) ou de 6 a 12 anos (sábados, domingos e feriados) , pessoas acima de 60 anos, estudantes, professores de qualquer Instituição e diplomados PUCRS (neste caso é preciso comprovar o vínculo).

Fonte:

Museu de Ciência e Tecnologia  PUCRS. Disponível em http://www.pucrs.br/mct/. Acessado em 05 maio 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário