sexta-feira, 16 de maio de 2014

Tunupa Restaurant - Urubamba - Peru

Quando adquiri o pacote do passeio ao Vale Sagrado sabia que o almoço estaria incluído e que seria num dos restaurantes da região. O que eu não podia imaginar é que teria o privilégio de degustar minha refeição numa antiga sede de fazenda as margens do rio Urubamba e emoldurada pelas belas montanhas andinas.

Restaurante é antiga sede de fazenda.

Tunupa é o nome de uma antiga divindade da região dos Andes, responsável pelos raios e erupções vulcânicas - sem dúvida um grande contraste com a tranquilidade do lugar. A casa que abriga o restaurante foi reformada para receber os clientes num clima ao mesmo tempo rústico e elegante. A decoração de época busca preservar o aspecto original da construção sem comprometer o conforto e a funcionalidade necessários para bem servir.


Walter, o homem do ceviche.

O cardápio é bastante eclético e oferece opções que vão da cozinha internacional aos pratos típicos da região. No dia em que realizei a visita tive a oportunidade de provar o maiz tostado (variedade de milho graúdo torrado em panela de barro) e ceviche, ambos muito bem preparados. Aliás, neste dia decidi comer apenas produtos locais para ter uma idéia melhor de como seria uma refeição nos tempos dos incas. Ao maiz e ao ceviche vieram se somar papas (batatas) e uma variedade de saladas. Para acompanhar, uma Cusqueña (cerveja) bem gelada.


Rio Urubamba

Da varanda onde se localizava minha mesa era possível divisar um amplo jardim com alguns camelídeos sudamericanos (como as alpacas, lhamas e vicunhas são chamadas no Peru) e um trecho do rio Urubamba, responsável pela irrigação e fertilidade do Vale Sagrado. Esta área fica disponível para visitação e a caminhada é uma boa forma de fazer a digestão.


Um dos salões do Tunupa.


Também é possível circular livremente pelo interior da casa que, mesmo tendo sido adaptada para sua nova finalidade, permite ter uma idéia do esplendor dos tempos coloniais. Há inclusive uma capela que foi mantida como tal e a ela se pode ter acesso a partir do salão principal ou por uma passagem separada a partir da rua, sugerindo que as cerimônias ali realizadas são abertas a comunidade.

A capela fica anexa ao salão principal.

Tunupa Restaurant


Endereço: Km 77 da rodovia Pisac - Ollanta, Vale Sagrado dos Incas - Peru
Site: www.tunuparestaurante.com


Veja os álbuns de fotos sobre a viagem ao Peru em Abaretiba, nossa página no Facebook:
Trilha Inca Curta  - rumo à Machu Picchu;
Águas Calientes - reabastecer para continuar a jornada;
Machu Picchu  - um dia na cidade sagrada dos Incas.


Leia também o relato do primeiro dia: Cuzco - Peru, o artigo Cuzco, a versão cotidiana de uma cidade turística - Peru, o relato do caminho até Machu Picchu em Trilha Inca Curta e da experiência de estar em Machu Picchu em Machu Picchu - Peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário