quinta-feira, 22 de maio de 2014

Anunciada marca comemorativa dos 450 anos - Rio de Janeiro - RJ

No dia 1º de março de 2015 a cidade do Rio de Janeiro irá completar 450 anos, mas a festa já está sendo preparada desde agora.

Num dos eventos alusivos a data, foi anunciada a marca comemorativa, que venceu um concurso público onde concorreram outros 27 participantes.

O curioso é que na peça confeccionada para apresentação da marca, onde constam ícones da carioquice, aparece o famoso bonde de Santa Teresa sobre os Arcos da Lapa (veja na ilustração abaixo).

Marca Comemorativa dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Entretanto, o bonde deixou de circular em agosto de 2011 depois que um grave acidente vitimou 5 passageiros e deixou mais de 50 feridos. Sem dúvida um ícone do bairro e da própria cidade, o bondinho já foi tema de vários posts aqui no blog (com destaque para Bonde de Santa Teresa, o retorno e Bonde de Santa Teresa, é melhor esperar sentado) e vem sendo alvo de uma polêmica entre a Prefeitura e a Associação dos Moradores e Amigos de Santa Teresa - AMAST devido aos constantes atrasos no cronograma das obras de implantação dos novos trilhos e da situação de caos que vive Santa Teresa devido a interdição das ruas por meses, sem perspectiva de liberação num curto espaço de tempo.

Trecho da rua Joaquim Murtinho em novembro de 2013.


Era de se esperar que por sua importância histórica e valor simbólico o bonde de Santa Teresa merecesse uma atenção maior por parte da Prefeitura do que aparecer numa ação de marketing. Afinal o cartaz vende um produto que, ao menos no momento, não existe! E a julgar pelo ritmo das obras dificilmente estará disponível para os festejos de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário