terça-feira, 20 de maio de 2014

Mercado de Corao - Peru

O Mercado de Corao fica na rodovia que liga Cuzco à Pisac e é formado por diversas barracas dedicadas a venda de artesanato. O local também é utilizado pelas operadoras turísticas como parada técnica, pois há uma área de alimentação e banheiros para uso dos visitantes.

Mercado de Corao.


Quem visita o Vale Sagrado logo percebe que existem diversos mercados como este espalhados pela região. Este tipo de comércio tem se desenvolvido notadamente nos últimos anos graças ao incentivo governamental que vê na atividade uma forma de alavancar o desenvolvimento econômico com base nos recursos trazidos pela indústria do turismo.


As lhamas dão um toque típico ao local.


A iniciativa é louvável, sem dúvida, mas os cursos de qualificação e as orientações dos consultores traz como consequência a produção de peças voltadas para o mercado. Ou seja, acaba por ocorrer uma certa padronização nas estampas, substituição das fibras naturais por sintéticas (mais baratas) e as peças passam a ser produzidas seguindo um design moderno e funcional, muito distante dos padrões oriundos da tradição.


Capas de caderno com estampas não tão tipicamente peruanas.


É bom que se diga que isto não significa ausência de qualidade. Significa apenas que para encontrar peças representativas da genuína e autência cultura peruana é necessário procurar um pouco mais e ir além dos mercados turísticos facilmente encontráveis por aqui.


Mochilas e tapeçaria estão entre os itens comercializados em Corao.


A dica é conversar com os atendentes e ficar atento a informações que são passadas muitas vezes de forma inadvertida. Por vezes a barraca é propriedade da família, que se divide entre a produção tradicional, normalmente para uso próprio ou da comunidade, e a comercialização de produtos voltados para o mercado turístico. Neste dia, enquanto falava com a vendedora, notei alguns objetos entalhados em osso e perguntei do que se tratava. Eram "cigarros" feitos em chifre, um engenhoso sistema para fumar tabaco picado sem a necessidade de enrolar em palha ou papel. Um achado!


Veja os álbuns de fotos sobre a viagem ao Peru em Abaretiba, nossa página no Facebook:
Trilha Inca Curta  - rumo à Machu Picchu;
Águas Calientes - reabastecer para continuar a jornada;
Machu Picchu  - um dia na cidade sagrada dos Incas.


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário