quinta-feira, 26 de junho de 2014

Capela Magdalena - Guaratiba - RJ

Uma das heranças mais preciosas que recebi de meus pais foi o gosto pela música, sendo que entre as minhas preferências se ressalta o gosto pelo período barroco e por Bach, especificamente. Por isso, ao ser convidado para um concerto de cravo num sítio onde seríamos recebidos por pagens em roupas de época, não exitei um segundo em aceitar! Eu precisava ver isto de perto ...

O sítio fica em Guaratiba, um bairro afastado do centro da cidade do Rio de Janeiro, onde o silêncio e a tranquilidade se convertem em componentes essenciais para desfrutar desta legítima volta ao passado. A proposta de criar um programa gastronômico musical surgiu em 1991 pelas maõs do Maestro Roberto de Regina, músico e proprietário do local. Capela Magdalena, nome pelo qual é conhecido o sítio, é uma singela homenagem feita pelo Maestro a sua mãe.

Capela Magdalena

A área é bastante grande, arborizada e com um jardim bem cuidado em torno do prédio principal. Algumas construções inacabadas, um pouco mais distantes, dão um toque um pouco lúgubre ao lugar. Seis ou sete pavões circulam livremente pelas alamedas, ao som do grasnado incessando de um bando de gansos que patrulham em volta.

Somos recebidos por Guilherme, o Pagem, devidamente caracterizado, e que faz as honras da casa enquanto aguardamos pelo recital de cravo. Neste meio tempo, aproveito para admirar as paredes do salão de concertos, as quais foram inteiramente cobertas com pinturas em estilo medieval - inclusive com frases em latim. Alguns medalhões que decoram o teto trazem o rosto de artistas contemporâneos que já se apresentaram por aqui.


Salão de concertos, decorado em estilo medieval.

Nisto surge a figura do Maestro, caracterizado como um músico do período renascentista. Simpático e atencioso, faz uma breve introdução falando sobre a história do cravo, suas características e autores que se destacaram no seu uso.

A apresentação dura em torno de uma hora e, neste dia, foram executadas obras de Bach, Rameau e Sacarlatti - por quem Roberto de Regina demonstra uma certa predileção. A sonoridade do cravo é suave, envolvente e perfeitamente integrada a atmosfera do local, proporcionando aos presentes uma experiência que vai muito além do simples ouvir boa música.

Maestro Roberto de Regina e seu cravo.

Ao final, Roberto abre espaço para perguntas e assim fico sabendo que o cravo utilizado nesta audiência foi construído por ele mesmo em 1986! Apesar de sua formação acadêmica ser a de médico anestesista, o Maestro desde cedo demonstrou pendor para as artes e se dedicou especialmente à música. Na década de 80, aproveitou um período de intercâmbio nos Estados Unidos para aprender a técnica de construção de cravos. Retornando ao Brasil, didicou-se a esta atividade por algum tempo, tendo fabricado diversos cravos que hoje são utilizados por grupos de música antiga.

Satisfeita a curiosidade do público, foi servido um almoço regado a vinho branco e bate-papo animado. O roteiro previa também uma visita ao museu de miniaturas, onde réplicas em escala contam a história dos transportes, passando por carruagens, automóveis, aviões e zepellins. Noutra ala ficam maquetes de grandes obras da arquitetura mundial. O espaço é um pouco apertado, mas vale a pena dar uma conferida.


Veja mais fotos de Vila Magdalena em Abaretiba, nossa página no Facebook, clicando aqui.

Vila Magdalena

Estrada do Mato Alto, 6024 - Guaratiba - Rio de Janeiro - RJ
Programação inclui concerto de cravo, almoço e visita ao museu. Agendar com antecedência.

Elotour leva você à Vila Magdalena

Serviço inclui reservas e transporte em van ou microônibus.
E-mail: elotour@hotmail.com.br
Márcia Alves: nextel 78889167 e e-mail marcia.agendatour@gmail.com 
Iris Oliveira: 21-98133-3266 e-mail irisroque@gmail.com
Shirley Gomes: 21-98177-4334 

Nenhum comentário:

Postar um comentário