Mesmo quem vai a procura de um item específico acaba por se render a imensa variedade de formas e cores expostas pelos feirantes e a compra se transforma num passeio com diversas paradas pelo caminho. Aliás, percorrer a esmo os corredores da feira é um programa divertido e muito praticado por turistas e cariocas que se distraem por horas, garimpando pechinchas, fazendo amigos ou encontrando velhos conhecidos.
Ainda é possível encontrar artesãos no local. |
Inicialmente a feira era mais voltada ao artesanato, mas com o passar do tempo as coisas foram mudando e o crescimento das vendas trouxe a diversificação dos produtos. Embora atualmente boa parte das mercadorias sejam industrializadas ou produzidas por terceiros, ainda é possível encontrar um ou outro artesão exercendo seu ofício por ali mesmo. É o caso das placas de madeira que, assim, podem ser personalizadas na hora.
E há também aqueles que fazem a alegria dos visitantes tocando os instrumentos musicais que estão à venda ou vestindo um personagem, como Rosy que - com roupas coloridas e chamativas - faz uma homenagem à Carmen Miranda. Esta simpática vendedora de lembrancinhas conta com orgulho que chega a posar para mais de 80 fotos por domingo!
Rosy atende caracterizada e não economiza simpatia. |
A idéia da fantasia surgiu em 2011 e o sucesso foi tanto que ela decidiu continuar com a brincadeira. É uma forma alegre de chamar a atenção para os seus produtos e de animar o clima da feira. Considerando a chegada da Copa do Mundo, é bem posível que esta média de 80 fotos por domingo experimente um considerável acréscimo...
De renome internacional, a feira se moderniza para atender clientes de várias partes do mundo. |
Passadas mais de quatro décadas a feira demonstra ter fôlego para muito mais. Talvez a explicação para esta longevidade passe pela capacidade de criar e se adaptar aos novos tempos. Do início tímido no final dos anos 60, a Feira Hippie se tornou um forte ponto de atração turística conhecido internacionalmente. Até Giorgio Armani já andou por aqui comprando umas sandálias de couro que deram o que falar. E um detalhe muito importante: apesar da fama e do reconhecimento boa parte dos produtos oferecidos mantém a cor local, fator indispensável para quem busca um souvenir brasileiro para levar na mala.
Veja a galeria de fotos completa em nossa página do Facebook: Feira Hippie de Ipanema.
Feira Hippie
Local: Praça General Osório, s/n - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ.Horário: domingos das 07h00 às 19h00.
Como chegar: a região é atendida por diversos ônibus. Se vier de metrô, utilize a linha 1, sentido Zona Sul, e desça na estação General Osório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário