quarta-feira, 7 de maio de 2014

Linha Turismo - Porto Alegre - RS

Como todos sabem, adoramos gastar sola por ai em busca de novidades, mas quando se dispõe de pouco tempo um city tour é sempre uma boa opção. Por isso, aproveitamos a estada em Porto Alegre para conhecer a famosa Linha Turismo, um serviço mantido pela Secretaria de Turismo da cidade.

A Linha Turismo é na verdade uma linha de ônibus especial que percorre os principais pontos turísticos de Porto Alegre, com paradas pré-programadas onde os passageiros podem descer ou retornar ao veículo sem precisar pagar nova passagem.

Detalhe da Prefeitura Velha, no centro da cidade.

O tour é feito num ônibus com 4 metros de altura que tem segundo andar aberto. Assim os passageiros podem apreciar a cidade por um outro ângulo e acompanhar pelo sistema de som as informações, dicas e curiosidades sobre os locais visitados.

Há duas opções de roteiros:

  • Centro Histórico: percorre a região mais central da cidade, com destaque para a vista do Guaíba, Praça da Matriz e Usina do Gasômetro. Neste roteiro o visitante pode embarcar e desembarcar em cinco pontos do trajeto;
  • Zona Sul: apresenta ao visitante a zona rural de Porto Alegre, com destaque para a praia de Ipanema, algumas propriedades da rota turística Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° da cidade. Este roteiro não possui paradas.

Estádio Beira Rio, sede dos jogos da Copa em Porto Alegre.

No dia em que realizamos o passeio o Centro de Informações Turísticas do Mercado Público estava fechado para reformas e as vendas estavam sendo realizadas no Chalé da Praça XV, logo em frente. O problema é que haviam poucos ingressos disponíveis e vários interessados acabaram desistindo do tour por conta disto.


A super cuia, com o Centro Administrativo ao fundo.
O preço da passagem do roteiro Centro Histórico foi de R$18,00. O ônibus é bastante confortável e o passageiro tem a opção de ir na parte superior ou na inferior, que é fechada. Considerando que o inverno no sul do país costuma ser rigoroso e úmido é uma opção a ser considerada. Vale a pena conferir com mais calma o Parque Moinhos de Vento (mais conhecido por Parcão) e o Mercado Público. Para os amantes da arte a Fundação Iberê Camargo é um prato cheio.

Outra dica é aproveitar o tour para conhecer a cidade rapidamente para depois voltar com calma aos locais de maior interesse.

Detalhe da fachada da Cervejaria Continental, que hoje é um shopping.
Para ver estas e outras fotos visite o álbum Turista na Própria Cidade.

Funcionamento


A linha Centro Histórico funciona de terça a domingo, das 09h00 às 16h00 com intervalo de uma hora entre as viagens

A linha Zona Sul funciona de quarta a domingo com saída às 15h00, sendo que aos sábados, domingos e feriados ocorrem saídas às 15h00 e às 10h30.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones  (51) 0800.517686 e (51) 3289.0176 ou no site da Secretaria de Turismo de Porto Alegre.

Fonte

Linha Turismo. Disponível em http://www.portoalegre.travel/site/linha_turismo.php?idIndice=32&bitPesquisa=1. Acessado em 07 maio 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário