Na verdade, o povoamento da Baia de Guanabara teve início bem antes do surgimento da cidade do Rio de Janeiro com a chegada dos franceses, que se estabeleceram na atual Ilha de Villegagnon em 1555. Foi para dar combate a esta "invasão" de sua colônia que a Coroa Portuguesa incumbiu Estácio de Sá de estabelecer um povoamento na região. Os portugueses desembarcaram num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, fundando, a 1 de março de 1565, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Monumento a Estácio de Sá no Aterro do Flamengo. |
A partir de então tornou-se peça fundamental na manutenção do domínio português e sua importância no cenário político e econômico cresceu a tal ponto que tornou-se a capital do Brasil em 1763, título que sustentou até a construção de Brasília e transferência do poder executivo para lá em 1960.
Hoje é a segunda maior metrópole do país, sendo a cidade brasileira mais conhecida no exterior, a maior rota do turismo internacional no Brasil e o principal destino turístico na América Latina. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Praia Vermelha, com o Corcovado ao fundo. |
A passagem do 449º aniversário da cidade dá início a contagem regressiva para os festejos dos 450 anos de sua fundação. As comemoração devem começar no dia 31 de dezembro de 2014 e terminar somente em março de 2016! Foi criado o Comitê Rio450 cuja incumbência é comandar as festividades a serem realizadas neste período. Para isto foi lançado o portal Rio 450 Anos onde os cariocas podem sugerir formas de homenagear a cidade. O intuito é criar um calendário que inclua festas de bairro ao lado de megaeventos a serem realizados na praia de Copacabana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário