terça-feira, 18 de março de 2014

Mirantes do Parque da Catacumba - Rio de Janeiro - RJ

Dando continuidade ao post sobre o Parque da Catacumba (para ver o post anterior, clique aqui), falaremos hoje sobre as trilhas e os mirantes existentes no local.

Oficialmente existe apenas uma trilha, mas optamos por separá-la em duas devido a grande diferença no grau de dificuldade observado durante o trajeto.


Placa indica início da Trilha da Catacumba.

Observe que no mapa que sinaliza o início da trilha é possível perceber que o caminho forma um "U" estilizado e de ponta cabeça, com uma ramificação maior no alto à esquerda, que é o caminho de acesso ao Mirante de Sacopã. A seta vermelha indica o início da trilha, sendo que a mesma foi classificada como sendo de médio grau de dificuldade.

Trilha de acesso ao Mirante de Sacopã.

Logo no início da caminhada fica fácil entender o porquê da classificação, pois o terreno se revela bastante íngreme e acidentado. Para vencer as rampas mais acentuadas foram escavados degraus no terreno, o que ajuda bastante, mas continua a exigir um bom preparo físico para seguir adiante.


Vidigal visto do Mirante do Sacopã.

A trilha encontra-se em bom estado de conservação e dispensa a presença de um guia, mas é importante ficar atento às condições do solo e evitar a subida em dias de chuva. Ao atingir o cume do Morro do Sacopã, todo o esforço é recompensado por uma bela vista da Lagoa e da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Detalhe da Lagoa visto do Mirante do Sacopã.

Próximo ao Mirante do Sacopã está o Mirante da Pedra do Urubu, cujo acesso se dá por um caminho com pouca inclinação e livre de obstáculos. Esta parte da trilha não está sinalizada, então fique atento para não passar direto pelo ramal que leva até ele.


Mirante da Pedra do Urubu.

Daqui se tem a vista de outro quadrante da Lagoa e do maciço de pedra vizinho ao parque. O Jóquei Clube e a sede do Flamengo são facilmente identificáveis na paisagem.


Sede do Flamengo, vista do Mirante da Pedra do Urubu.


Detalhe da Lagoa Visto do Mirante da Pedra do Urubu.

Na hora de retornar à base do morro optamos por seguir em frente na trilha e pudemos constatar que este caminho é um pouco mais longo, mas com grau de dificuldade bem mais fácil se comparado com o outro trecho. As rampas são suaves e a caminhada não exige maiores esforços. É a rota ideal para quem quer curtir o passeio e não se encontra na melhor forma física. O acesso pode ser feito pela outra perna do "U" (ver o mapa no início do post) e o ponto inicial está sinalizado com uma placa onde se lê "Trilha da Catacumba".

Parafraseando o ditado, todos os caminhos levam ao Mirante do Sacopã. Um é mais fácil, o outro bem mais exigente. A escolha é sua!

Parque Natural Municipal da Catacumba

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa – Rio de Janeiro

Horário:  De terça a domingo, das 08h00 às 17h00. O percurso nas trilhas leva em média uma hora, por isso é recomendado não inciar a subida após as 16h00.
Tel: (21)  2247-9949

A entrada é gratuita, mas o uso dos equipamentos da concessionária são cobrados.
Estacionamento gratuito
Bicicletário

Nenhum comentário:

Postar um comentário