Oficialmente existe apenas uma trilha, mas optamos por separá-la em duas devido a grande diferença no grau de dificuldade observado durante o trajeto.
Placa indica início da Trilha da Catacumba. |
Observe que no mapa que sinaliza o início da trilha é possível perceber que o caminho forma um "U" estilizado e de ponta cabeça, com uma ramificação maior no alto à esquerda, que é o caminho de acesso ao Mirante de Sacopã. A seta vermelha indica o início da trilha, sendo que a mesma foi classificada como sendo de médio grau de dificuldade.
Trilha de acesso ao Mirante de Sacopã. |
Logo no início da caminhada fica fácil entender o porquê da classificação, pois o terreno se revela bastante íngreme e acidentado. Para vencer as rampas mais acentuadas foram escavados degraus no terreno, o que ajuda bastante, mas continua a exigir um bom preparo físico para seguir adiante.
Vidigal visto do Mirante do Sacopã. |
A trilha encontra-se em bom estado de conservação e dispensa a presença de um guia, mas é importante ficar atento às condições do solo e evitar a subida em dias de chuva. Ao atingir o cume do Morro do Sacopã, todo o esforço é recompensado por uma bela vista da Lagoa e da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Detalhe da Lagoa visto do Mirante do Sacopã. |
Próximo ao Mirante do Sacopã está o Mirante da Pedra do Urubu, cujo acesso se dá por um caminho com pouca inclinação e livre de obstáculos. Esta parte da trilha não está sinalizada, então fique atento para não passar direto pelo ramal que leva até ele.
Mirante da Pedra do Urubu. |
Daqui se tem a vista de outro quadrante da Lagoa e do maciço de pedra vizinho ao parque. O Jóquei Clube e a sede do Flamengo são facilmente identificáveis na paisagem.
Sede do Flamengo, vista do Mirante da Pedra do Urubu. |
Detalhe da Lagoa Visto do Mirante da Pedra do Urubu. |
Na hora de retornar à base do morro optamos por seguir em frente na trilha e pudemos constatar que este caminho é um pouco mais longo, mas com grau de dificuldade bem mais fácil se comparado com o outro trecho. As rampas são suaves e a caminhada não exige maiores esforços. É a rota ideal para quem quer curtir o passeio e não se encontra na melhor forma física. O acesso pode ser feito pela outra perna do "U" (ver o mapa no início do post) e o ponto inicial está sinalizado com uma placa onde se lê "Trilha da Catacumba".
Parafraseando o ditado, todos os caminhos levam ao Mirante do Sacopã. Um é mais fácil, o outro bem mais exigente. A escolha é sua!
Parque Natural Municipal da Catacumba
Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa – Rio de JaneiroHorário: De terça a domingo, das 08h00 às 17h00. O percurso nas trilhas leva em média uma hora, por isso é recomendado não inciar a subida após as 16h00.
Tel: (21) 2247-9949
A entrada é gratuita, mas o uso dos equipamentos da concessionária são cobrados.
Estacionamento gratuito
Bicicletário
Nenhum comentário:
Postar um comentário