quinta-feira, 27 de março de 2014

Especial Dia do Circo

O Circo é uma das formas de espetáculo mais antigas que se tem notícia. Sua origem remonta à antiga China, passando por Roma com seu "Circo Máximo" até chegar ao século XVIII, quando se organizou da maneira como conhecemos hoje.

Aqui no Brasil, a data de 27 de março foi escolhida como o Dia do Circo por ser o dia de nascimento de Abelardo Pinto, o Palhaço Piolim, em 1897. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais e procurou divulgar a arte como forma de expressão cultural. Durante a Semana de Arte Moderna intelectuais como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, entre outros, homenageram Abelardo como sendo o maior artista popular brasileiro.

Hoje tem goiabada?


Tem sim senhor!! Responde a garotada em coro enquanto se divertem olhando a movimentação dos artistas.

No último sábado o Largo do Machado virou picadeiro para mais um espetáculo do grupo Off Sina e, de quebra, local de batismo de um animado pelotão de palhaços.

O cortejo de palhaços chama o público para o espetáculo.

O grupo Off Sina é uma companhia de circo de rua que pesquisa sobre o teatro popular e a arte do riso, com base na comicidade do palhaço, resgatando esquetes, gag’s, reprises e comédias de picadeiro pela tradição oral circense.

No picadeiro o casal de artistas Richard Riguetti e Lilian Moraes são Café Pequeno e Currupita. Juntos, dividem o palco e a atenção do público que não demora a se formar para se divertir com as historietas contadas pela dupla. Este circo não tem lona, nem portas. Entra quem quer e a risada é franca!

Café Pequeno e Currupita comandam o show.

A criançada vibra com as peripécias dos palhaços.

Quem não gosta de circo?

O espetáculo fica em cartaz até outubro e é apresentado sempre ao ar livre e de graça. A próxima sessão será no dia 19 de abril, na Arena Carioca Dicró.

Confira outras fotos da turma de palhaços no álbum Mas Que Palhaçada! Para ver o álbum, clique aqui.

Fontes:

Circo. Smart Kids. Disponível em http://www.smartkids.com.br/especiais/circo.html. Acessado em 27 mar. 2014.

Off Sina. Disponível em http://offsina.blogspot.com.br. Acessado em 27 mar. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário