terça-feira, 25 de março de 2014

A Encantada - Petrópolis - RJ

Santos Dumont possuia um gênio inventivo que se revelava até mesmo em detalhes de sua vida cotidiana. A idéia do relógio de pulso é dele, nascida da necessidade de manter as mãos livres enquanto pilotava seus balões.

A Encantada é hoje o Museu Casa de Santos Dumont.

Por isso, não é de estranhar que sua casa de campo em Petrópolis apresente tantas inovações e detalhes curiosos. A começar pelo terreno, pois a casa foi construída na encosta íngreme de um morro. Santos Dumont a projetou, mas a construção ficou a cargo do engenheiro Eduardo Pederneiras e foi concluída em 1918. Por ficar na rua do Encanto, foi batizada de A Encantada, nome que preserva até os dias atuais.

Para quem não sabe, o Pai da Aviação tinha estatura baixa e era franzino, o quê explica por certo as diminutas dimensões da casa. A impressão que se tem é que foi projetada de acordo com a estatura do dono, de modo a lhe oferecer mais conforto e praticidade.

Escada de acesso, com seu recorte característico.

Um dos itens que mais chamam a atenção dos visitantes é a escada de acesso, recortada de modo a evitar tropeços e que obriga a iniciar a subida sempre com o pé direito. Há quem acredite que há um quê de superstição neste arranjo, porém, considerando as dimensões da casa, parece mais um artifício prático para aproveitamento do pouco espaço disponível para construção.

A casa é pequena, mas com excelente aproveitamento dos espaços.

No seu interior, Santos Dumont usou o conceito de ambientes integrados - o qual só viria a se tornar comum na arquitetura muitos anos depois. Não há paredes divisórias na casa e os ambientes são definidos pela disposição dos móveis e das escadas. Aliás, a mobília é uma extensão da estrutura das paredes e projetada de modo a otimizar o espaço interno. A cama, por exemplo, é a parte de cima de uma cômoda com diversas gavetas. Outra curiosidade é o chuveiro com sistema de aquecimento à álcool. Um engenhoso sistema de roldanas permitia a dosagem da temperatura pela mistura das águas quente e fria. Quem já sentiu o friozinho da serra de Petrópolis sabe porquê Santos Dumont se deu ao trabalho de inventar isto!

Parte superior do telhado, com o observatório.

A casa conta ainda com um observatório no telhado e uma abertura que dá acesso direto ao ponto mais alto do terreno.

Por ocasião de sua morte em 1932 a casa permaneceu fechada por um bom tempo. Em 1936, a casa e seu conteúdo foram doados à Prefeitura de Petrópolis pelos familiares do inventor. O Museu Casa de Santos Dumont foi criado em 1956 e em 1992 uma reforma devolveu ao prédio seu aspecto original.

Museu Casa de Santos Dumont

Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro, Petrópolis, RJ
Visitação: terça a domingo de 9h30m às 17 h.
É cobrado ingresso. Crianças até 6 anos e maiores de 65 anos tem acesso livre.

2 comentários:

  1. Um dos itens que mais chamam a atenção dos visitantes é a escada de acesso, recortada de modo a evitar tropeços e que obriga a iniciar a subida sempre com o pé direito. Há quem acredite que há um quê de superstição neste arranjo, porém, considerando as dimensões da casa, parece mais um artifício prático para aproveitamento do pouco espaço disponível para construção.
    Read more at cua go phong ngu

    ResponderExcluir