quinta-feira, 13 de março de 2014

Escalada nos morros da Urca - Rio de Janeiro - RJ

Para os adeptos de esportes radicais a cidade do Rio de Janeiro é um prato cheio. Sua geografia entrecortada por morros facilita a prática de voo livre, trekking e, é claro, montanhismo. E com um diferencial importante: ao contrário de outros locais, onde é necessário um longo deslocamento para chegar no local desejado, aqui os morros estão localizados dentro da cidade. São locais acessíveis e servidos pelos serviços de transporte públicos.

Grupo se prepara para escalada no Morro Pão de Açucar.


É o caso da Urca, que é considerado o mais conhecido e tradicional centro de escaladas do Brasil por reunir três importantes morros para a prática do esporte. São eles o Pão de Açucar, o Morro da Babilônia e o Morro da Urca. São mais de 325 vias com diferentes graus de dificuldade e que proporcionam ao escalador, além do contato com a natureza, uma vista deslumbrante do mar e da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Escalada no paredão do Morro Pão de Açucar.


Tanta beleza não pode servir de pretexto para imprudências ou descuidos. É preciso ter em mente que montanhismo e escalada são práticas potencialmente perigosas e com riscos inerentes, que podem ser minimizados, mas não completamente eliminados. 


Cuidado com o equipamento é fundamental para uma escalada segura.

Por isso, toda a atenção com o estado dos equipamentos é fundamental para uma prática segura. Também é altamente recomendável o acompanhamento de guias treinados que saberão orientar sobre as condições de uso do local, níveis de dificuldade, tipos de equipamentos necessários e estarão em condições de agir em caso de emergência.

Fonte:

Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.femerj.org. Acessado em 13 mar. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário