quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fazenda da Taquara - Barra do Piraí - RJ

Depois de gastar sola nas pedras cheias de histórias da cidade de Valença fomos conhecer a Fazenda da Taquara, cuja história remonta ao início do século XIX com a chegada do Comendador João Pereira da Silva à região que corresponde hoje a parte fluminense do Vale da Paraíba. A prosperidade veio com a cultura do café e, diferentemente de outras fazendas, na fase de declínio econômico permaneceu de posse da mesma família - até os dias de hoje. Outro diferencial desta em relação a outras fazendas turísticas é que ela  permanece produzindo café, embora tenha diversificado a produção com a inclusão de uma granja.


Sede da Fazenda da Taquara.

A sede da fazenda é uma edificação bastante simples, tendo sofrido poucas modificações desde 1830, ano provável de sua construção. Apresenta algumas características interessantes, como o amplo porão perfeitamente habitável, resultado do aproveitamento feito pelos construtores do desnível do terreno. Tem o formato de um quadrilátero com um jardim de inverno ao centro, destinado a melhorar a iluminação e a circulação do ar, detalhe que pode ser considerado uma inovação importante para a época e resultado de uma possível influência mourisca. As marcas da passagem do tempo estão presentes em toda parte, mas pode-se dizer que o prédio está muito bem conservado e preserva boa parte da estrutura original.


O porão foi reformado para servir como restaurante típico.

Uma inovação muito agradável foi a criação de um restaurante rústico numa das alas do porão, onde foi servido um almoço de comidas típicas da região. O salão foi decorado com objetos da lida campeira e os atendentes servem vestidos com roupas de época, o que, aliado ao sabor da comida feita em fogão a lenha, cria um ambiente acolhedor e com jeitinho de roça.



Atendentes caracterizados com roupas de época.


Na ocasião da visita fomos recepcionados por Marcelo Streva, filho do atual proprietário e descendente direto do Comendador João Pereira da Silva. Historiador apaixonado pela história da fazenda e de sua família, apresentou cada peça da casa narrando fatos e acontecimentos relacionados a cada objeto que tocava.


Marcelo Streva apresentando a história da Fazenda.

A seguir algumas cenas da visita guiada pelo casarão.



Tanque pertencente a chamada "cozinha suja", onde eram limpos os animais abatidos para consumo.

Banco entalhado num único tronco.

Marcelo explicando como saber se o café está no ponto.

Vista do quarto do casal.

Detalhe da sala de estar.

Uma das muitas janelas do casarão.

Se ficou interessado faça já sua reserva, pois a fazenda recebe apenas visitantes previamente agendados.

Fazenda da Taquara
Estrada Barra do Piraí/Valença s/n, km 44,5
Telefones: (24)2443-3104 e (24)99919-8567
E-mail: m.taquara@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário