terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Parque das Águas - São Lourenço - MG

São Lourenço é uma pequena cidade mineira localizada no alto da serra e que recebe seus visitantes com aquele ar de cidade do interior que todo morador dos grandes centros urbanos busca neste tipo de viagem. 

A vocação turística da cidade se traduz nas belezas naturais da paisagem serrana, clima ameno, rede hoteleira de primeira linha e na qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. Integra o Circuito das Águas Mineiro e seu principal atrativo são as águas minerais, muito procuradas por suas propriedades medicinais.

As qualidades terapêuticas das águas de São Lourenço são conhecidas há mais de um século, sendo que diversas personalidades históricas frequentavam o balneário em busca de tratamento ou simplesmente para descansar. A Princesa Isabel costumava visitar o local para tratamento de infertilidade, assim como Getúlio  Vargas, que costumava se hospedar na cidade com todo seu ministério e Juscelino Kubisheck.


Pórtico de entrada do Parque das Águas.
As fontes que dão fama a cidade estão localizadas no Parque das Águas. Cada uma delas possui propriedades terapêuticas específicas, sendo que a mais conhecida é a Fonte Oriente – a que fornece água para a marca de água mineral São Lourenço, envasada desde 1890, e hoje administrada pela multinacional Nestlè.

Mas isto é o que tudo mundo sabe! A verdade é que há uma ênfase tão grande na divulgação do turismo terapêutico da cidade que outras atrações interessantes deixam de ser notadas. Por isso fomos gastar sola em São Lourenço e região para trazer estas novidades até você.
Um exemplo disto é que existem dois Parques das Águas, ambos interligados por um túnel que permite a passagem por baixo da rua Saturnino da Veiga, uma das artérias que corta a cidade. O Parque 2, como é chamado, possui apenas uma fonte de água sulfurosa, mas em compensação oferece um amplo espaço verde com diversas opções de lazer.


Jardim Japonês, no Parque das Águas 2.
Logo na entrada está o Jardim Japonês, facilmente identificável pelos toris (espécie de portal típico do Japão) que ornamentam o caminho que leva a uma pequena fonte. Além de bonito, o local é muito tranquilo e propício à prática da meditação.

Balneário
Um pouco mais adiante fica o balneário do parque, equipado com guarda-sóis, mesas, cadeiras e duchas de água mineral. Além de um banho refrescante o visitante pode aproveitar para se divertir e passar o tempo no pesqueiro que fica ao lado. Nada de robalos ou dorados, mas com certeza alguns lambaris e outras peixes de porte semelhante fazem a alegria dos pescadores de fim de semana.

Fonte de Água Sulfurosa 2
Próxima do balneário e em frente a trilha que corta o parque, a fonte de Água Sulfurosa 2 é um alívio em dias de calor.

Trilha que corta o arboreto do parque.
Boa parte do terreno é arborizado e todo ele é cortado por trilhas. Como o Parque 2 é menos frequentado pelos turistas que vem em busca das fontes terapêuticas, o pessoal aproveita para praticar modalidades esportivas que incluem a corrida e a caminhada.


Ex-votos oferecidos por graças alcançadas.
 No Parque 1 há uma gruta dedicada à Nossa Senhora dos Remédios, local onde estão depositados centenas de ex-votos oferecidos por graças alcançadas.

Visitar São Lourenço e não ir ao Parque das Águas é como ir a Roma e não ver o Papa. Além disso, durante o passeio é possível provar aquela que é considerada uma das melhores águas minerais do mundo. Por isso, ao visitar a cidade, não deixe de aproveitar estas dica e aproveite bem seu passeio.


Parque das Águas

Endereço: Praça João Lage, s/n, São Lourenço, Minas Gerais.
Telefone: (35) 3332-3066
Website: http://www.nestle.com.br/portalnestle/parquedasaguas/
Funcionamento: de domingo a segunda das 08h00 às 17h20
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Pessoas acima de 60 anos, aposentados e estudantes, com apresentação da carteirinha.

A equipe do blog ficou hospedada em São Lourenço numa cortesia do Hotel Central Park.

Nenhum comentário:

Postar um comentário