terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Guaraná Jesus - São Luiz - MA

Lá pelos idos de 1997, gastando sola em São Luiz do Maranhão, tive a oportunidade de conhecer um dos símbolos culturais mais importantes da região: o famoso Guaraná Jesus.

Durante décadas este refrigetante foi uma exclusividade maranhense, de modo que seu sabor original havia ficado apenas na lembrança. Por isso minha surpresa ao encontrá-lo a venda aqui no Rio de Janeiro na Feira de São Cristóvão. Claro que o lugar não poderia ser mais propício, pois a Feira é uma síntese de tudo que o Nordeste oferece em termos de gastronomia, música, folclore e arte popular.

Embalagem recebeu prêmio internacional de design.
O mais interessante em relação ao Guaraná Jesus é que seu nome não possui motivações religiosas, sua cor é rosa e o sabor é muito doce, com traços de cravo e canela, ou seja, bem diferente dos refrigerantes tradicionais a base de guaraná comercializados atualmente.

A bebida foi criada em 1927 pelo farmacêutico (ateu!) Jesus Norberto Gomes e acabou por se tornar o carro chefe da empresa criada por ele.

Jesus começou como aprendiz em uma farmácia de São Luiz, onde demonstrou talento para o ofício e adquiriu conhecimentos para desenvolver uma série de produtos, como o injetável contra a gripe intra-muscular “Gomegaya Jesus”, antigripal Jesus, peitoral Jesus e Jesulina (pasta dentifrícia). Contam que inicialmente a fórmula do guaraná seria para um remédio que não deu certo. Entretanto, o sabor agradou aos netos do famacêutico, que então decidiu comercializar o produto na forma de bebida.

Em 1963 morre Jesus Norberto Gomes e em 1980 os sucessores vendem a marca à Companhia Maranhense de Refrigerantes. Em 2001, a Coca-cola compra a marca e decide manter sua produção devido ao grande sucesso de vendas.

Em 2008 a Coca-Cola lançou uma campanha para que o povo maranhense escolhesse a nova identidade visual entre três propostas de embalagens, tendo sido vencedora a que remete a outro símbolo do Estado: os azulejos coloniais de São Luiz. Em 2010, esta campanha foi agraciada com a medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea, a maior premiação mundial de design.

Nada mal para um velho boticário que começou sua trajetória nos fundos de uma pequena farmácia em São Luiz.

Fonte:

Guaraná Jesus : história. RENOSA. Disponível em http://www.renosa.com.br/refrigerantes/guarana-jesus.html. Acessado em 28 de jan. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário