sábado, 25 de janeiro de 2014

Uma volta de charrete - Caxambu - MG

Com apenas algumas horas para conhecer Caxambu logo ficou claro que "de a pé" não veríamos muita coisa. Enquanto chegávamos a esta conclusão, um charreteiro - mais um! - se aproximou, oferecendo um tour pelos principais pontos da cidade. Foi a deixa para embarcarmos, sem antes ter feito Anselmo, o charreteiro, prometer que pararia tantas vezes quantas necessário para que pudéssemos fotografar o lugar.

Pra que gastar sola quando se pode ir de charrete?
Caxambu é um município mineiro integrante do Circuíto das Águas, sendo que a principal atração da cidade é justamente seu Parque das Águas. Com o tempo curto e já tendo visitado o de São Lourenço, optamos por deixar para conhecer o parque numa outra oportunidade.

As propriedades terapêuticas destas águas são conhecidas há mais de século, tendo atraído figuras ilustres que vinham à região para submeter-se a tratamentos a base de água mineral. Acometida de uma severa anemia e sofrendo de infertilidade, em 1868 a Princesa Isabel não exitou em realizar uma penosa viagem  do Rio a Caxambu para tratar-se.

Tradicional farmácia da cidade, com prateleiras de madeira e balança mecânica.
Com o passar do tempo Caxambu passou a contar com uma invejável infraestrutura hoteleira e tornou-se um destino turístico bastante concorrido. Prova disto é que em 1954 a cidade foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos - CBD para concentração da Seleção Brasileira que iria à Suíça disputar a Copa do Mundo. O mesmo ocorreu em 1966, durante a preparação para a disputa da Copa na Inglaterra.

Palace Hotel, uma parada no tempo.
O ponto alto do charrete-tour foi uma visita ao Palace Hotel, o mais tradicional da cidade. Fundado em 1892, está localizado no centro de Caxambu e ocupa uma área de 8.000 m². Apesar de manter sua arquitetura original e mobiliário de época, está equipado com os confortos e comodidades exigidos por hóspedes modernos, como wi-fi grátis, piscinas, saúna e quadras poli-esportivas, entre outros.

Palace Hotel, passagem para o hall.

Sala de estar do Hotel Palace.
Hoje Caxambu é uma cidade típica do interior mineiro, com suas ruas tranquilas, vizinhos que se conhecem e se cumprimentam nas ruas e um clima ameno que é um convite a permanecer por lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário